Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Imagem

Próximas Defesas de Mestrado

Apresentação

O Departamento de Letras Modernas (DLM) foi criado em 1970, por ocasião da transformação da antiga Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da USP na atual Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Graduação

O Departamento de Letras Modernas oferece cinco opções de habilitação para o curso de letras: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano. O aluno pode optar por uma delas após o cumprimento do primeiro ano básico, sendo a seleção feita por meio das médias obtidas nas oito disciplinas que devem ser cursadas nesse período. Além das cinco habilitações, o DLM oferece disciplinas optativas das cinco áreas e também cursos de estudo e prática de Tradução, Grego Moderno e, ocasionalmente, de Língua e Cultura Norueguesas.

Chefias do Departamento de Letras Modernas: 1970 a 2009

De acordo com os Novos Estatutos em vigor (1970), foi criado o Conselho Departamental de Letras Modernas a partir de 02 de fevereiro de 1970 e indicada como Chefe Interino a Profa. Dra. SYLVIA BARBOSA FERRAZ, a qual convocou os Professores para eleição do primeiro Conselho Departamental em seguida aconteceu a eleição do 1º Chefe e seu Suplente. (13.02.1970).

Docentes

O DLM conta com 71 docentes ativos e 25 professores aposentados que colaboram na pós-graduação. Há ainda professores de outros departamentos que atuam na pós-graduação e professores visitantes que ministram cursos regulares ou assumem turmas como leitores.

Clique sobre o nome do docente para acessar sua página pessoal.

 

Pós-Graduação

Todas as áreas do DLM têm programas de pós-graduação stricto sensu que desenvolvem pesquisas nos níveis de mestrado e doutorado nos diferentes âmbitos dos estudos linguísticos, literários, tradutológicos e culturais. O objetivo principal da pós-graduação é o de formar mestres e doutores para atuar como docentes do ensino superior e como pesquisadores de alto nível nas diferentes especialidades que comporta o Departamento.

Histórico

A habilitação em Espanhol pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras constou do Decreto do Governo do Estado de São Paulo, que, em 1934, criou a USP. As disciplinas Língua Espanhola e Literatura Espanhola, no entanto, só passaram a ser oferecidas a partir de 1940, na Cadeira do mesmo nome, no Curso de Línguas Estrangeiras.