Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Imagem

José da Silva Simões

Vínculo: 
Docente Ativo
Área do Docente: 
Língua e Literatura Alemã
Credenciado para Orientar na Pós-Graduação: 
Mestrado
Doutorado

Imagem

Bacharel e licenciado em Letras (habilitação Alemão e Português), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 1987.
Especialista em docência de Alemão como Língua Estrangeira (Referendariat Deutsch als Fremdsprache), pelo Instituto Pedagógico Brasil-Alemanha (IPBA), 1988 e pela Rheinische Friedrich Wilhelms Universität Bonn, 1991.
Mestre em Língua Alemã, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 1997.
Doutor em Língua Portuguesa, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 2007, com estágio de doutorado no departamento de Romanística da Eberhard Karls Universität Tübingen, 2005-2006.

José da Silva Simões é especialista em Sintaxe, sua atuação como pesquisador também agrega conhecimentos das áreas de Análise do Discurso, Análise da Conversação, Língüística de Texto e Tradições Discursivas. Sua dissertação de mestrado versa sobre os marcadores conversacionais do alemão e do português falados e sua tese de doutorado trata dos processos de gramaticalização das orações de gerúndio em textos brasileiros dos séculos XVIII, XIX e XX. Desde 2004, atua como pesquisador no projeto Para a História do Português Brasileiro e, desde 2006, no projeto Para a História do Português Paulista, para os quais reuniu e transcreveu documentos manuscritos de três séculos. Atualmente realiza uma pesquisa contrastiva sobre os processos de mudança lingüística que afetam as ligações intersenteciais no alemão e no português.

Publicações recentes

1. SIMÕES, José da Silva (2008). “Estratégias de organização tópica em textos orais de brasileiros e alemães”. In: Maria Helena Battaglia e Masa Nomura (Orgs.). Estudos lingüísticos contrastivos em alemão e em português do Brasil. São Paulo: Editora Annablume, p. 151-186.
2. SIMÕES, José da Silva (2006). “Variação das orações reduzidas de gerúndio e orações desenvolvidas conjuncionais. Sintaticização, semanticização e discursivização das orações reduzidas de gerúndio no Português Brasileiro”. In: Tania Lobo et alii (Orgs. 2006). Para a História do Português Brasileiro. Volume VI: Novos dados, novas análises, tomo II. Salvador: Universidade Federal da Bahia, p. 335-386.
3. SIMÕES, José da Silva e KEWITZ, Verena (2006a). “Traços lingüístico-discursivos em corpora do Português Brasileiro”. In: Estudos Lingüísticos XXXV, 53.º Seminário do GEL. São Carlos: UFSCAR, p. 1018-27, versão digital em http://gel.org.br/4publica-estudos-2006/sistema06/1220.pdf, p. 1018-27.
4. SIMÕES, José da Silva (2006b). “A anteposição dos adjetivos predicativos no português culto falado no Brasil”. In: Filologia e Lingüística Portuguesa. Vol. 8. São Paulo: Humanitas / FFLCH / USP, p. 145-189.
5. SIMÕES, José da Silva e KEWITZ, Verena (Orgs.) (2006c). Cartas paulistas dos séculos XVIII e XIX. Aldeamento de Índios, Cartas Paulistas da BNRJ e Correspondência Passiva de Washinton Luiz. São Paulo: Humanitas / FFLCH / USP, cd-rom São Paulo: Humanitas / FFLCH / USP, cd-rom.
 

Contato

Sala 35
(11) 3091-5028
jssimoes@uol.com.br

Imagem