Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Ingresso

COMO CANDIDATAR-SE A UMA VAGA NA PÓS-GRADUAÇÃO

O ingresso no Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana depende de aprovação num processo seletivo.

Ter um curso de graduação já concluído é condição básica para a inscrição.

A inscrição é aberta anualmente, normalmente em gosto.

As datas de inscrição no processo seletivo são divulgadas no calendário publicado pelo Serviço de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (http://pos.fflch.usp.br/node/23). Uma cópia desse calendário também fica disponibilizada na página do Espanhol, dento do portal do Departamento de Letras Modernas (http://pos.fflch.usp.br/node/23).

A inscrição é online (http://dlm.fflch.usp.br/pos/processoseletivo)

 

DOCUMENTAÇÃO PARA INSCREVER-SE NO PROCESSO SELETIVO

  1. Formulário de Inscrição devidamente preenchido.
  2. Cópia xerox do diploma ou certificado de conclusão do Curso Superior.
  3. Cópia xerox do Histórico Escolar de Graduação, em que conste a data da colação de grau.
  4. Curriculum Vitae (sem comprovantes), ou similar para estrangeiro.
  5. Cópia de Carteira de Identidade (não serão aceitos outros documentos de identidade) e CPF.
  6. Cópia do RNE ou Passaporte (para estrangeiros). Os estudantes estrangeiros poderão inscrever-se  com Passaporte, e se aprovados deverão apresentar o RNE no ato da matrícula.
  7. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.
  8. Para candidatos a uma vaga de Doutorado, o Diploma do Mestrado (somente para títulos obtidos fora da USP).

Não será possível regularizar a matrícula no curso de Doutorado sem a apresentação do Diploma de Mestrado. Nenhum outro documento substitui o diploma.

     9. Pagamento de taxa de R$ 50,00. Para pagar no banco clique em gerar boleto.

OBS: Entregar um projeto de pesquisa é parte indispensável do processo seletivo, mas a entrega do projeto não acontece no momento da inscrição. A data de entrega do projeto é divulgada em edital, juntamente com as datas das fases do processo seletivo.

 

ONDE INSCREVER-SE

Através do site do Departamento de Letras Modernas, no endereço http://dlm.fflch.usp.br/pos/processoseletivo

COMO É O PROCESSO SELETIVO
O Programa de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, por meio de edital devidamente homologado pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), publicado no Diário Oficial e divulgado no portal do Serviço de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas, informa semestralmente quais os docentes do programa que estão abrindo vagas de Mestrado e/ou Doutorado, a sistemática do processo seletivo e as datas de cada fase do processo.

O aluno que obtiver o título de Mestre e quiser prosseguir seus estudos com vistas ao Doutorado, deverá submeter-se a novo processo seletivo, obedecidas as exigências regulamentares.

O processo seletivo consta de quatro fases, todas eliminatórias:

  1. Prova de proficiência em idioma estrangeiro (espanhol, para o mestrado).
  2. Análise de projeto de pesquisa pela banca responsável, normalmente composta de três docentes do Programa.
  3. Prova dissertativa de conhecimentos específicos da subárea do orientador de interesse do candidato, que poderá ser aplicada em espanhol, e cuja bibliografia de base é divulgada em edital.
  4. Arquição oral com a banca avaliadora, que poderá ser feita em espanhol, a critério da banca.

As bancas avaliadoras costumam ser compostas por três docentes do Programa de Pós, geralmente da especialidade à qual pertence o projeto do candidato (Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana ou Língua Espanhola e Tradução Espanhol-Português), e com a presença do docente em cuja vaga o candidato se inscreveu.

 

SOBRE AS FASES DO PROCESSO SELETIVO

1.  Exame escrito de proficiência em língua estrangeira (caráter eliminatório)

  • Para o ingresso no Mestrado, será exigida dos candidatos a aprovação em proficiência em língua espanhola. O candidato deverá obter nota mínima 7 (sete) para aprovação.

O exame de proficiência realizado no processo seletivo para ingresso no Programa nos anos anteriores, por candidatos não aprovados, terá validade de 2 anos. A validação para futuras inscrições nesse exame, dentro do prazo de validade, ficará a critério do Programa.

O Programa poderá eximir desse exame os candidatos que tiverem concluído uma graduação em Espanhol e os nativos que tiverem realizados estudos superiores em países hispanofalantes, com base em análise de currículo e de histórico escolar.

  • Os candidatos graduados em espanhol e os nativos de país de língua espanhola poderão ser dispensados do exame de proficiência, a critério do Programa, ouvido o orientador interessado.
  • A lista dos candidatos dispensados de fazer o exame de proficiência em espanhol será divulgada pelo site www.fflch.usp.br/pos. As listas dos aprovados e reprovados nesse exame serão afixadas no quadro da Secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Letras Modernas (Prédio de Letras), na data anunciada durante a realização do exame. Os resultados também serão divulgados por telefone, pelo Departamento de Letras Modernas, apenas para aqueles que residam fora da cidade de São Paulo.

2. Análise por parte dos orientadores dos projetos apresentados pelos candidatos (caráter eliminatório).

  • Com o intuito de aferir a pertinência da escolha e a exequibilidade da proposta do candidato, serão analisados também a familiaridade deste com os procedimentos básicos de redação acadêmica e de estruturação de trabalhos científicos, e sua coerência, objetividade e clareza na organização e exposição das idéias.
  • A lista dos candidatos cujos projetos forem selecionados estará disponível neste site ou no Departamento de Letras Modernas, 72 horas antes da data prevista para a prova escrita. Passarão para a próxima fase apenas aqueles candidatos cujos nomes constem na referida lista.

3. Prova escrita de conteúdos específicos (caráter eliminatório).

  • Com temas pertinentes à disciplina escolhida (Língua Espanhola, Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana ou Estudos da Tradução). O conteúdo desta prova pressupõe familiaridade com conceitos teóricos básicos da disciplina em que se insere o projeto do candidato, de acordo com uma bibliografia selecionada e publicada com antecedência no edital.

Na prova escrita de conteúdos específicos os candidatos deverão responder a perguntas pontuais ou realizar determinados comentários com relação a fragmentos extraídos de textos da disciplina escolhida. Na formulação das respostas o candidato das disciplinas Língua Espanhola e Estudos da Tradução deverá demonstrar seu domínio da língua espanhola e, em Língua Espanhola, sua capacidade e sensibilidade para refletir sobre questões relativas à linguagem, de forma tal que comprove que está habilitado para ingressar na pós-graduação e na área de pesquisa escolhida.

4.  Arguição oral com professores do programa (caráter eliminatório)

A arguição tem a finalidade de conhecer o candidato, seus objetivos e nível de preparação para o ingresso, e, principalmente, discutir o projeto por ele proposto. Nela a banca também averigua a disponibilidade de tempo e outras condições do candidato para realizar a Pós-Graduação. Por fim, a arguição oral visa avaliar aspectos relacionados ao projeto de pesquisa apresentado bem como os conhecimentos em língua espanhola e, portanto, poderá ser realizada parcial ou totalmente em espanhol. Nota mínima 7 (sete).

 

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DO PROCESSO SELETIVO

Cada fase do processo é eliminatória: os nomes dos aprovados em cada fase é divulgado separadamente para cada uma delas, e a aprovação na fase anterior é condição para realizar a seguinte.

A lista dos alunos aprovados e, portanto, habilitados para passar à fase seguinte do processo de seleção será lançada com a antecedência mínima de 48 horas antes da data prevista para a fase seguinte na página do Programa ou será publicada no Departamento de Letras Modernas.

Obs.: No programa de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana só há processo seletivo no segundo semestre de cada ano para ingresso no semestre seguinte. Isto é, haverá processo seletivo no segundo semestre de 2016 para ingresso no primeiro semestre de 2017.