Apresentação

A Área de Estudos Lingüísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, juntamente com as Áreas de Alemão, Espanhol, Inglês e Italiano, faz parte do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Ela existe desde 1940 e é localizada na Cidade Universitária, no Prédio de Letras, nas salas 18, 20, 22 e 24.

A Área de Francês conta com uma equipe de 13 docentes: 9 de Língua, 4 de Literatura, tendo todos eles, no mínimo, o título de doutor; além disso, ela conta com o trabalho voluntário de dois professores aposentados na graduação e de três na pós e da vinda regulares de Professores visitantes na Pós-Graduação.

No início do 1º semestre de 2011 estavam matriculados ao todo 259 alunos, assim distribuídos: nos Cursos de Graduação: 177; na Pós-Graduação: 92. Para informações sobre Bacharelado e Licenciatura, habilitações, grade curricular e mercado de trabalho, ver Graduação; sobre Mestrado, Doutorado e carreira acadêmica, ver Pós-Graduação; sobre diploma e mercado de trabalho em Tradução, ver Tradução.

A Área de Francês integra vários grupos de pesquisa e tem seu principal acervo de livros na Biblioteca de Letras, oferece ainda regularmente cursos de Francês no Campus.

Veja também nossas informações sobre Bolsas de estudo e pesquisa, oferecidas por instituições brasileiras e francesas.

Conheça também a APFESP (Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo), cuja diretoria, no triênio 2001 a 2003, é composta por docentes da Área de Francês da USP e da PUC SP.