Kristina Peuschel

Professora visitante

Possui doutorado em Deutsch als Fremdsprache (Alemão como língua estrangeira) pela Universidade de Leipzig (2011). Obteve o título de Magistra Artium (M.A.) em Deutsch als Fremdsprache pela Universidade de Leipzig (2002). Atualmente é Professora visitante leitora com apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst, DAAD) e docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Alemão como Língua Estrangeira. Os focos de pesquisa são: a autonomía no aprendizagem de línguas estrangeiras (Alemão), didática e metodologia de projetos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem de línguas estrangeiras e participação social, competências orais e a produção de podcasts em alemão como língua estrangeira.

Publicações recentes

Lerner-Podcasts: Präsentationen aus dem projektorientierten Unterricht. Fremdsprache Deutsch, v. 47, p. 30-34, 2013.

Lesen und Lernen: Lektüretraining mit akademischen Texten. info-AMPAL, v. 25, p. 13-16, 2012.

Kommunikation und Teilhabe - Wie Deutschlernende in Radio- und podcast-Projekten zu medial präsenten Sprachnutzenden werden [Comunicação e integração social Como aprendizes de alemão aprendem e usam a língua em mídias no contexto de projetos de rádio e podcasts]. Deutsch als Zweitsprache, v. 2, p. 33-41, 2007.

Zur Wirksamkeit von individuellen Sprachlernberatungen [Sobre a eficácia de orientações didáticas individuais no contexto de ensino de línguas]. Zeitschrift für interkulturellen Fremdsprachenunterricht, v. 11, p. 10, 2006.

"Radio Deutsch als Fremdsprache" - von der Projektidee zum Podcast [ Rádio Alemão como Língua Estrangeira - da concepção do projeto ao podcast]. Infobrief Deutsch als Fremdsprache (E-DaF-Info), v. 9, p. 1, 2006.

Beraternotizen in Fremdsprachenlernberatungen [Apontamentos do orientador em situações de orientação didática no ensino de línguas estrangeiras]. Zeitschrift für interkulturellen Fremdsprachenunterricht, v. 11, p. 6, 2006.

Individuelle Lernschwierigkeiten in Sprachlernberatungen [Dificuldades individuais de aprendizagem em situações de orientação didática no contexto do ensino de língua estrangeira]. Zeitschrift für Fremdsprachenforschung, v. 14, p. 207-232, 2003.

peuschel@usp.brdaad_usp@daad.org.br

Imagem