Inscrições
São realizadas em março e agosto. Todas as informações necessárias sobre esse processo, bem como os documentos exigidos, podem ser obtidas junto ao Serviço de Pós-Graduação da Faculdade.

Seleção
A seleção dos candidatos depende, inicialmente, da aprovação em exame de proficiência. Para os candidatos ao mestrado, é necessária a proficiência em italiano Para os candidatos ao doutorado, é necessária a proficiência em italiano e em outra língua estrangeira. Os candidatos estrangeiros, além da proficiência em língua estrangeira, farão o exame de proficiência em português. A segunda fase consiste de prova de conteúdo, análise do projeto, do currículo do candidato e de uma arguição.

Adaptação
Candidatos que demonstrem potencial, mas aos quais faltam alguns conhecimentos considerados necessários para o início de seus estudos, podem frequentar algumas disciplinas de graduação a título de adaptação, durante um ano, no máximo. Completado o programa de adaptação, o candidato pode ser aceito ou não no programa, a critério do orientador.

Prazos e exigências
A matrícula é feita no semestre sucessivo à seleção. O aluno de mestrado disporá de 36 meses para a conclusão e a defesa da dissertação e o aluno de doutorado, 48 meses para a conclusão e defesa da tese.

O aluno de mestrado deverá completar 24 créditos de disciplinas e 30 de atividades programadas pelo orientador. O aluno de doutorado deverá integralizar, no mínimo, 176 unidades de crédito, sendo, no mínimo 16 créditos em disciplinas e 160 créditos referentes à tese. As disciplinas outorgam, em geral, de 6 a 8 créditos cada uma.