Régis Augustus Bars Closel

Ativo
Ingresso
Limite para depósito
Título do Projeto (provisório)

'Arden of Faversham': Estudo e Tradução

Resumo:

O século XVI e XVII na Inglaterra é marcado por mudanças drásticas. Do rompimento com a Igreja Católica à Guerra Civil, reformas abrangentes atingem aspectos centrais da vida cotidiana. Entre elas está uma mudança fundamental: a alteração na relação entre a sociedade e a terra. O fechamento dos campos e a "Dissolução dos Monastérios" são dois exemplos de eventos históricos que culminam em mudanças sociais, econômicas, políticas e religiosas. A terra é a base dessas relações tanto para a época que precede a Reforma como para aquela que começa a tomar forma no início da Idade Moderna. Contudo, as formas de estabelecer tais relações passam por uma transformação: da terra como nexo das relações sociais para a terra como objeto de troca. O drama desse período absorve e transforma os muitos conflitos que têm origem nas consequências desses dois eventos. Esses conflitos tomam forma dramática por meio da representação do espaço privado em oposição ao público; da ascensão e queda socioeconômica; do ambiente doméstico; do matrimônio e adultério; do choque entre os antigos direitos e os novos costumes; do espaço da cidade e com suas relações comerciais, entre outros. A peça anônima de 1592, Arden of Faversham, é a melhor representante desses conflitos com origem nas mudanças na política da terra. A partir da história de um assassinato real ocorrido em 1550, o drama explora diversas concepções de direito e posse a partir da tomada de terras antes pertencentes à Igreja e dos problemas decorrentes dessa ação. Pessoas ligadas ao campo e alguns membros do clero, que anteriormente estavam vinculados a uma estrutura patriarcal, da qual a terra era o núcleo, unem-se à esposa e a seu amante contra o senhor que não reconhece mais os direitos antigos. Assim, a peça, que inaugura o gênero "tragédia doméstica", o qual se consolida uma década mais tarde, explora as crises e tensões do microcosmo doméstico, que acabam por ressoar em outros níveis políticos. Trata-se, portanto, de uma peça fundamental por dramatizar conflitos de indivíduos comuns; expor fraquezas institucionais; trazer à tona a transição de valores culturais; e dar forma, pela primeira vez, a um material que será a base do drama de contemporâneos de Shakespeare. Middleton e Heywood são alguns dos dramaturgos a apostar nesse realismo dramático que recorre à oscilante cotidianidade de seu período. Este projeto de pós-doutorado propõe a primeira tradução de Arden of Faversham para o português, bem como a realização de estudos envolvendo a política da terra e o processo de transição cultural dos valores associados aos costumes e à comercialização presentes na obra de Middleton, Dekker, Shakespeare e seus contemporâneos.

Publicações relacionadas ao tema do projeto

‘A Presença da Reforma Inglesa em Sir Thomas More’. In: CLOSEL, Régis Augustus Bars & MARIN, Ronaldo (Orgs.). Shakespeare 450 Anos. São Paulo: Instituto Shakespeare Brasil, 2014, p. 35-68.

‘Drama and Censorship in The Booke of Sir Thomas More’. In: MARINHO, C. (Org.). Teatro do Mundo – Drama e Censura. Porto: Universidade do Porto, 2013, p. 41-52.

‘Obediência e Livre Arbítrio no Universo Elisabetano: uma reflexão acerca da opressão em ‘Medida Por Medida’ e ‘The Booke of Sir Thomas More’’. In: CARDOSO, A. et al. (Orgs.). Habitando modernidades: utopia, controle social e livre-arbítrio. Niterói: Letras da UFF, 2012, p. 45-53.

“Ação Humana e Fortuna em peças elisabetanas sobre Reforma Inglesa”. Revista Tempo Brasileiro, n. 199, p. 55-68, 2014.

“De Casibus elisabetano: refletindo a trajetória dramática em Sir Thomas More”. MORUS: Utopia e Renascimento, vol. 9, p. 41-60, 2014. Disponível em: http://www.revistamorus.com.br/index.php/morus/article/view/204. Acesso em 20/ dez. 2016.

“Fictional Remembrances of Sir Thomas More: Part I The Sixteenth Century”. Moreana, vol. 53, 203-204, p. 171-202, 2016. Disponibilidade online prevista para 2017.

“Fictional Remembrances of Sir Thomas More: Part II – Early Seventeenth Century”, Moreana, vol. 54, 205-206, 2016. Disponibilidade online prevista para 2017.

Sir Thomas More: Estudo e Tradução. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2016. Disponível em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000968949. Acesso em 20 dez. 2016.

“O mundo fora do cânone: considerações sobre algumas peças apócrifas de Shakespeare”. Anais do XIII Congresso Internacional ABRALIC. XIII Congresso Internacional ABRALIC 2013. Campina Grande: Realize, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/5050241/O_MUNDO_FORA_DO_C%C3%82NONE_Considera%…. Acesso em 20 dez. 2016.

“Sensing the author’s hand thanks to translation: The Brazilian-Portuguese translation of Sir Thomas More”. Revue Palimpsestes, vol. 29, 2016.  Disponibilidade online prevista para 2017.

“Shakespeare e a prática da colaboração: O caso de ‘Sir Thomas More’ e sua tradução”. Tradução em Revista, vol. 14, n.1, p. 10-35, 2013. Disponível em: <http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/22058/22058.pdf&gt;. Acesso em: 11 nov. 2013.

“The Marginal Latin Tag in the Manuscript of Sir Thomas More”. Notes & Queries, vol. 61, n.2, p. 257-260, 2014. Disponível em: <http://nq.oxfordjournals.org/content/61/2/257.short?rss=1&gt;. Acesso em: 30 abr. 2014. [DOI:10.1093/notesj/gju006].