Edital para seleção de candidatos ao Pós-Doutorado, com bolsa PNPD/CAPES, junto ao Programa de Pós-Graduação em LÍNGUA E LITERATURA ALEMÃ

Programa de Pós-graduação em Letras (LÍNGUA E LITERATURA ALEMÃ)

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA VAGA DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL, EM CONFORMIDADE COM O REGULAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO DA CAPES (PORTARIA Nº 086, DE 03/07/2013), JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUA E LITERATURA ALEMÃ DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã, em conformidade com a portaria Nº 086, DE 03/07/2013, referente ao Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, abre inscrições para processo de seleção de um bolsista de pós-doutorado.

A bolsa será concedida a um candidato que cumpra com as condições de uma das três modalidades (“a”, “b” ou “c”) do PNPD da CAPES.

A bolsa terá a duração de 12 meses (modalidade “c”), com possibilidade de renovação (modalidade “a” e “b”).

1) Os candidatos devem apresentar:

1. Projeto de pesquisa relacionado a uma das linhas de pesquisa do Programa;
  2. Plano de atividades e cronograma junto ao Programa (12 meses);
  3. Currículo Lattes atualizado ou, para estrangeiros, currículo preenchido em conformidade com as  orientações da referida Portaria;
  4. Cópia de diploma de doutorado válido no Brasil.
  5. Anuência do supervisor previsto.

2) Atribuições do bolsista

1. Execução do projeto de pesquisa coordenado pelo supervisor.
  2. Participação em atividades do Programa tais como reuniões de área, eventos e oficinas.
  3. Capacitação didática em atividades dos cursos de graduação, sob supervisão de docente da Universidade, com uma carga horária máxima de 4 hs. semanais, no anos letivos de 2017/2018.
  4. Publicação de resultados de pesquisa
  5. Elaboração de Relatório de Atividades Anual após o encerramento da bolsa.

As inscrições serão recebidas entre os dias 17 e 28 de abril de 2017, pessoalmente, na Secretaria do Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP, ou pelo e-mail ppg.alemao@usp.br

A avaliação dos documentos e a classificação dos candidatos será feita pela Comissão de Bolsas do Programa de Língua e Literatura Alemã (CCP) até o dia 10 de maio de 2017.

A portaria que regulamenta o Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES) pode ser consultada em: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes

Tinka Reichmann

Coordenadora do PPG