Maria Teresa Cristófani Barreto

Graduada em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo (1978), mestre em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutora em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Compõe conselhos editoriais, presta assessoria cientifica. É responsável por vários sites, tanto institucionais como acadêmicos a destacar, www.fflch.usp.br/sitesint/virgilio.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Barroco/Neobarroco/Neobarroso/Antibarroco, atuando principalmente em literatura latino-americana contemporânea. É autora de Letras sobre o espelho - sor Juana Inés de la Cruz; A libélula, a pitonisa - Revolução, homossexualismo e literatura em Virgilio Piñera (Apresentação de João Alexandre Barbosa; finalista no Prêmio Casa de las Américas, de Cuba, em 1996); A receita de Mario Tatini e Calentura.

tbarreto@usp.br