Edital para seleção de candidatos ao Pós-Doutorado, com bolsa PNPD/CAPES, junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês

Data de Publicação
Área/Programa de Pós-Graduação
Estudos Linguísticos e Literários em Inglês

Programa de Pós-graduação em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês)

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA 2 (DUAS) VAGAS DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORADO, EM CONFORMIDADE COM O REGULAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO DA CAPES (PORTARIA Nº 086, DE 03/07/2013), JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS EM INGLÊS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação em  Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, em conformidade com a portaria Nº 086, DE 03/07/2013, referente ao Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, abre inscrições para processo de seleção de um bolsista de Pós-Doutorado.

A bolsa será concedida a um candidato que cumpra com as condições de uma das três modalidades (“a”, “b” ou “c”) do PNPD da CAPES.

A bolsa será concedida para (a) docente pesquisador ou pesquisador no país, com vínculo empregatício, em afastamento (modalidade "c"), com duração de até 12 meses, sem possibilidade de prorrogação, ou (b) candidato brasileiro ou estrangeiro sem vínculo empregatício (modalidade "a" e "b"), por período de 12 meses, com possibilidade de renovação para até outros 12 meses.

A bolsa terá a duração de 12 meses (modalidade “c”). Havendo interesse de um candidato já contemplado com a bolsa em continuar a pesquisa, será necessário se inscrever novamente no processo seletivo.

1) Os candidatos devem apresentar:

1. Projeto de pesquisa relacionado a uma das linhas de pesquisa do Programa;
  2. Plano de atividades e cronograma junto ao Programa (12 meses);
  3. Currículo Lattes atualizado ou, para estrangeiros, currículo preenchido em conformidade com as orientações da referida Portaria;
  4. Cópia do diploma de doutorado ou da ata da defesa.
  5. Anuência do supervisor previsto.

2) Atribuições do bolsista

a.     Execução do projeto de pesquisa coordenado pelo supervisor.
b.     Participação em atividades do Programa tais como reuniões de área, eventos e oficinas.
c.     Capacitação didática em atividades dos cursos de graduação, sob supervisão de docente da Universidade, com uma carga horária máxima de 4 horas semanais, no ano letivo de 2019 e/ou 2020.
d.     Oferecimento eventual de disciplina de pós-graduação no âmbito do Programa.
e.     Publicação de resultados de pesquisa
f.      Elaboração de Relatório de Atividades Anual após o encerramento da bolsa.

As inscrições serão recebidas entre os dias 29 de julho a 19 de agosto de 2019, pelo link http://inscricoesposdlm.fflch.usp.br/node/123

A avaliação dos documentos e a classificação dos candidatos será feita pela Comissão de Bolsas do Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (CCP) até o dia 30 de agosto de 2019.

A portaria que regulamenta o Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES) pode ser consultada em: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes

Prof. Dr.  Daniel Puglia
Profa. Dra. Elizabeth Harkot de La Taille