Histórico

Constatando a necessidade de unir as ações das três equipes que trabalham com a crítica genética em São Paulo: a equipe Mário de Andrade do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) coordenada por Telê Ancona Lopes, o Centro de Estudos de Crítica Genética da PUC-SP coordenado por Cecília Almeida Salles e o Laboratório do Manuscrito Literário coordenado por Philippe Willemart e de diferenciar-se da Associação dos Pesquisadores do Manuscrito Literário (APML) que reúne pesquisadores do Brasil inteiro que pesquisam arquivos, editam manuscritos, organizam acervos e praticam a crítica textual além da crítica genética, foi solicitada a criação do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Crítica Genética (NAPCG) à Pro-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, em setembro de 1997.

Em 31 de agosto de 1999, o Conselho Universitário aprovou o parecer da CLR (Comissão de Leis e Regimentos), favorável ao regimento apresentado pelo NAPCG e dia 10 de setembro, o Reitor Jacques Marcovitch baixou a resolução aprovando o regimento do NAPCG publicada no Diário Oficial de 18 de setembro de 1999.

Incentivar debates, propor pesquisas e tarefas comuns, divulgar a crítica genética são os objetivos do NAPCG, declarados na primeira reunião do dia três de fevereiro de 2000 que contou com a participação de Cecília Almeida Salles, Philippe Willemart, Roberto de Oliveira Brandão, Telê Ancona Lopes, Rosemara Staub de Barros Zago, Marcos Antonio de Moraes, Tatiana Maria Longo dos Santos e Roberto Zular.

Para a divulgação, foram propostos a criação de uma coletânea de traduções e versões de textos genéticos de pesquisadores franceses e brasileiros, cursos de extensão e disciplinas de pós-graduação na PUC-SP, na FFLCH ou no IEB. Para o debate, foram sugeridas Jornadas na PUC abertas a todos os membros das três equipes. Com essas resoluções que ao longo dos anos se desdobram em atividades parecidas, estava traçada a ação do NAP.

Na segunda reunião de três de abril, foi eleito o Conselho Deliberativo constituído por Cecília Almeida Salles e Edson do Prado Pfützenreuter da PUC-SP, Philippe Willemart e Roberto de Oliveira Brandão da FFLCH-USP e Telê Ancona Lopes do IEB-USP, e reconduzido o coordenador provisório Philippe Willemart no cargo de coordenador científico. Sabendo que a contribuição dos jovens pesquisadores é extremamente importante para o futuro do NAPCG, cada equipe elegeu dois pesquisadores que terão voz, mas não voto nas reuniões do Conselho Deliberativo. Assim, foram indicados pelas equipes da PUC-SP: Ana Silva (Lilu) e Rosemara Staub de B. Zago; da Equipe Mário de Andrade do IEB: Marcos Moraes e Tatiana M.L. dos Santos e do Laboratório do Manuscrito Literário: Claudia Amigo Pino e Roberto Zular.

No mesmo ano, além das reuniões de 12 junho, de 21 de agosto, foi realizado um mini-colóquio na PUC-SP no dia 29 de setembro 2000 com conferências de Louis Hay (fundador do Institut de Textes et Manuscrits Modernes-ITEM) e Bernhild Bóie, editor de Julien Gracq na Pléiade de manhã e com debates a tarde sobre os processos de criação.

A disciplina “Crítica genética e crítica literária” foi dada por Almuth Grésillon (ITEM) e Philippe Willemart na pós-graduação da FFLCH.

Em 2001, as reuniões de 12 de fevereiro, 23 de abril, 25 de junho, 20 de agosto, 1 de outubro e 26 de novembro prepararam o VII Congresso da APML realizado em outubro de 2002 na Universidade Federal Fluminense e uma antologia de textos em crítica genética que adotará mais tarde o nome de Criação em processo. Ensaios de crítica genética lançada no final de 2002. Duas Jornadas na PUC-SP foram organizadas, a primeira, 23 de maio 2001, com a contribuição da equipe Mário de Andrade sobre o conceito de criação e a outra, 7 de novembro, tendo como tema a Criação e Subjetividade de Vincente Colapietro apresentado por Cecília Salles.

No segundo semestre, foram oferecidas três disciplinas de pós-graduação, uma na PUC-SP por Cecília Salles intitulada. “Comunicação em processo”, um segunda na FFLCH por Philippe Willemart intitulada “Entre o inconsciente freudiano e o inconsciente estético. Leitura de O Caminho de Guermantes de Marcel Proust” e uma terceira na FFLCH por Alain Goulet intitulada “André Gide romancista: Les caves du Vatican e Les faux-monnayeurs”.

Um Curso optativo para a graduação foi organizado por Telê e Claudia Pino no IEB, intitulado "Análise de manuscritos modernos à luz da crítica genética" com a participação dos membros do Laboratório do Manuscrito Literário.

Uma conferência sobre a crítica genética foi dada por Philippe Willemart na disciplina do Pós no DTLLC intitulada “As correntes críticas”.

Em outubro de 2001, o NAP obteve do Pro-Reitor de Pesquisa um cargo de aluna estagiária para o Centro de Estudos Proustianos, o NAP e a APML. Carla Cavalcante e Silva em iniciação científica foi contratada.

Em 2002, as reuniões de 25 março, 22 de abril, 27 de maio, 19 de agosto e 4 de novembro continuaram a preparação do VII° Encontro e o avaliaram após sua realização. A jornada do 22 de maio tentou unificar a linguagem das três equipes sobre a criação e a do 25 de setembro discutiu o texto de Cecília Salles “Linguagens em diálogo” publicado na revista Manuscrítica 10.

O livro Criação em processo. Ensaios de crítica genética organizado por Roberto Zular e editado pela editora Iluminuras, foi lançado enfim no dia 12 de dezembro e eneficiou-se de verbas da Capes (PROAP da área de Língua e Literatura Francesas) e da FAPESP.

No segundo semestre, foi oferecida na FFLCH a disciplina de pós-graduação intitulada Manuscritos e lingüística. Gênese do texto e enunciação por Irène Fenoglio (ITEM-CNRS).

O relatório de dois anos de atividades foi mandado para a Pro-Reitoria de Pesquisa que no parecer em anexo, foi bastante elogioso.

Em 2003, as reuniões de 24 de março, 9 de junho, 18 de agosto, 17 de novembro discutiram basicamente três novos projetos: um Dicionário de Crítica Genética, um segundo volume de textos mostrando o uso da crítica genética em vários campos do saber e a participação no Grupo de Trabalho em Crítica Genética (GT) na Associação Nacional das Pós-Graduações em Letras e Lingüística (ANPOLL) em junho de 2004 em Maceió.

A jornada de 28 de maio teve como tema Psicanálise e Crítica Genética discutindo “Moisés de Michelangelo” de Freud e a do dia 18 de setembro, debateu o texto O ensaio como forma de Adorno apresentado por Telê A. Lopez.

Na última reunião do ano, foram incluídos dois novos grupos de pesquisa formados por ex-representantes que entraram no corpo docente da USP: Criação e Crítica coordenado por Claudia Amigo Pino do Departamento de Letras Modernas e o Núcleo de epistolografia brasileira coordenado por Marcos Moraes do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, ambos da FFLCH.

Esses professores assim que Roberto Zular do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH já tinham integrado o NAPCG anteriormente.

Em 2004, Carla Cavalcanti tendo terminado a graduação foi substituída na função de secretária do NAP por Jediel Gonçalves que foi ele mesmo substituído por Rodrigo Sant´Ana Brucoli em janeiro de 2005.

Em março de 2005, saiu Noções de analise histórico--literária de Antonio Candido, precursor dos estudos de manuscritos.

O primeiro semestre de 2005 foi dedicado à preparação do VIII° Encontro dos Pesquisadores do Manuscrito Literário, Leituras do Processo. Detalhes no Blog: http://apmlcongresso2005.blogspot.com/ que se realizou de 19 a 21 de outubro.

No primeiro semestre de 2006, foram discutidos a criação de um programa de pós em crítica genética, o restabelecimento dos acordos com o ITEM-CNRS através do convênio CAPES-COFECUB, o projeto temática Brépols, o incentivo ao pós-doutouramento, a organização da ANPOLL realizada de 19 a 21 de julho e a edição de Manuscritica 14. Após uma visita ao Editor-chefe da revista Ciência e Cultura da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC). Carlos Vogt, foi programado um dossiê Crítica Genética para janeiro de 2007. Claudia Pino foi encarregada da organização do número.

Em julho de 2006, o GT da ANPOLL se reuniu na PUC-SP sob a coordenação ce Claudia Pino na ocasão da XXI Reunião anual da ANPOLL. As atas serão publicadas pela editora Humanitas da FFLCH-USP com verba da renda industrial da Área de francês da USP

Dois projetos temáticos foram submetidos à FAPESP, o projeto Mario de Andrade (Telê A. Lopez) e o projeto Brépols brasileiro (Ph.Willemart) e aprovados respectivamente no final de 2006 e no começo de 2007.

Após uma consulta por e-mail aos membros da APML, foi mudado o nome da associação devido à ampliação dos campos estudados para a APCG, associação dos pesquisadores em crítica genética.

Rosie Mehoudar, membro do Laboratório do Manuscrito Literário, obteve a primeira bolsa pós-doc da FAPESP no quadro do NAPCG.

Em 2007, foram lançados os livros de Almuth Gréssillon. Elementos de crítica genética. Porto Alegre, UFGRS,2007 e de Louis Hay.A literatura dos escritores. Belo Horizonte,UFMG, 2007.

Almuth Grésillon convidada pelo projeto Brépols deu em maio duas conferências na USP e em Porto Alegre e uma no congresso de Vitória

Cirillo Aparecido, vice-presidente da APCG e membro do NAPCG, organizou um congresso em Vitória com a participação de Almuth Grésillon, Cecília Salles, Phiippe Willemart e 140 professores e alunos da Universidade Federal de Espírito Santo; foi o prelúdio do IX congresso da APCG no mesmo Estado em 2008

As cinco reuniões do ano foram dedicadas à preparação do IX Congresso da APCG. Em junho foi debatido a possibilidade de um convênio com a Universidade de Porto interessada à nossa abertura em crítica genética.

Em 2008, sairam Manuscrítica 14 que reune os textos do VIIIºCongresso da APML, Manuscrítica 15 com um novo layout e Criação em debates que reúne as comunicações do GT em crítica genética da ANPOLL de julho de 2007. No site da APCG (ver os links), consta o programa do IX°congresso que será em Vitória de 22 a 24 de outubro

Foi realizado o IX° congresso em Vitória (vwer o link) com as atas já imprensas.

Dois sites foram lançados: o da equipe da PUC-SP e uma revista dirigida pela equipe de Claudia Amigo Pino: http://criacaoecritica.incubadora.fapesp.br (ver a página Links)

Foi entregue o relatório relativo aos anos 2007 e 2008 à Pro-Reitoria de Pesquisa da USP

Em 2009, a primeira reunião do ano em março constatou a expansão da críitica genética através dos dois sites citados, foram esboçados os termos de uma acordo CAPES-COFECUB com o ITEM-CNRS, a introdução da crítica genética na Wikipédia e a organização de volumes temáticos pelas equipes. Foram anunciados um terceiro site, o da equipe Mario de Andrade (IEB) e a vinda de Irène Fenoglio (ITEM) e sugerido as reuniões da APCG a manhã do dia de reunião do NAPCG.

Em 2010, a reunião de março foi dedicada à organizão do X° Encontro da APCG que será na PUC de Porto Alegre de 22 a 25 de novembro 2010. A organização logística será realizada pelo DELFOS (http://www.pucrs.br/delfos/) e a parte científica pelo NAPCG. As informações serão dadas neste site e no blog da APCG: http://congresso2010apcg.blogspot.com

 

Para os anos 2011 em diante, ver as atas das reuniões.