Programa de Aperfeiçoamento de Ensino
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE destina-se a aprimorar a formação de alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação,cursos de mestrado e doutorado, para a atividade didática de graduação.
1) O PAE é composto por duas etapas:
· Preparação Pedagógica (pré-requisito para inscrição na etapa seguinte)
· Estágio Supervisionado em Docência
2) O PAE:
- é obrigatório para bolsistas CAPES de doutorado.
- é facultativo para os demais bolsistas e não-bolsistas.
- Doutorandos com bolsa CAPES precisam fazer a etapa Preparação Pedagógica e etapa Estágio Supervisionado em Docência.
Os alunos que são bolsistas CAPES e têm no mínimo 4(quatro) semestres de experiência docente comprovada em ensino superior podem solicitar dispensa da obrigatoriedade do PAE.
A etapa Preparação Pedagógica realizada no mestrado é reconhecida no doutorado.
3) Apenas a etapa Estágio Supervisionado em Docência dá direito a um auxílio financeiro mensal.
A etapa Estágio Supervisionado em Docência pode ser realizada mais de uma vez.
O auxílio financeiro mensal poderá ser concedido no máximo por até quatro semestres para cada aluno.( limitando-se a dois semestres para os alunos de Mestrado)
De acordo com o que é determinado pela Portaria, a partir de agora (27 de abril) os alunos que são bolsistas FAPESP e desejam participar do Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) podem cumprir a carga horária padrão de 6h semanais, conforme dispõe a Portaria GR 3347, de 06.06.2002, modificada pela Portaria GR 3423, de 07.05.2003. Salientamos que todas as regras determinadas na Portaria deverão ser rigorosamente cumpridas: pedido de autorização a FAPESP antes da inscrição e envio de relatórios, independente de estarem recebendo auxílio financeiro ou sendo voluntários no Estágio do PAE. Leia texto da Portaria da FAPESP.
4) Apenas o estudante que fizer as duas etapas, e for aprovado em ambas, terá direito ao Certificado PAE.
5) Após conclusão da etapa Preparação Pedagógica, uma declaração do cumprimento desta deve ser preenchida pelo supervisor do aluno e entregue ao Serviço de Pós-Graduação. O modelo desta declaração encontra-se disponível nos departamentos de pós-graduação e no Serviço de Pós-Graduação e no site http://pos.fflch.usp.br/node/155
6) Após conclusão da etapa Estágio Supervisionado em Docência, um relatório preenchido pelo estagiário e um relatório preenchido pelo supervisor deve ser entregue ao Serviço de Pós-Graduação. Os modelos destes relatórios encontram-se disponíveis nos departamentos de pós-graduação, no Serviço de Pós-Graduação e no site http://pos.fflch.usp.br/node/155
Alunos Realizando a Etapa de Estágio Supervisionado
Aluno | Orientador |
Aleyda Nuby Gutiérrez Mavesoy | Ana Cecília Arias Olmos |
Ana Carolina Macena Francini | Ana Cecilia Arias Olmos |
Bárbara Zocal da Silva | Heloísa Pezza Cintrão |
Debora Duarte dos Santos | Pablo Fernando Gasparini |
Eduardo Fava Rubio | Ana Cecilia Arias Olmos |
Eleni Nogueira dos Santos | Maria Augusta da Costa Vieira |
Fabiola Fernández Adechedera | Adriana Kanzepolsky |
Gisele Aparecida da Costa Silva | Margareth dos Santos |
Jorge Rodrigues de Souza Junior | Maria Teresa Celada |
Karina Arruda Cruz | Valeria de Marco |
Rafaela Cassia Procknov | Ana Cecilia Arias Olmos |
Ricardo da Silva Espindola | Laura Janina Hosiasson |
Thais Marçal Passos Sarmento | Heloísa Pezza Cintrão |
Yolanda Mariana Sierra Aponte | Adriana Kanzepolsky |
Alunos Realizando a Etapa de Preparação Pedagógica
Aluno | Orientador |
Esther Karina Feria Zitelli | Maria Augusta da Costa Vieira |
Gustavo Walter Spandau | Adriana Kanzepolsky |
John Lionel O´Kuinghttons Rodríguez | Maria Augusta da Costa Vieira |