Español en el Campus

Difusão, com nota - 45h por nível

OBJETIVOS: Desenvolver habilidades de compreensão e expressão orais e escritas; de leitura e interpretação; e introduzir os alunos no universo cultural hispânico.

PROGRAMA:
Básico I e II, Intermedio I e II e Avanzado I e II: Estudo dos aspectos fonéticos e fonológicos, léxicos e semânticos, morfológicos e sintáticos para dar suporte à compreensão e expressão em língua espanhola; desenvolvimento das estratégias de leitura e compreensão de texto, e abordagem de aspectos culturais relevantes. Perfeccionamiento – Aspectos culturales (30 horas): Apresentação de um panorama da cultura hispânica através de manifestações artísticas como literatura, cinema, artes plásticas, arquitetura, música, entre outras. Aperfeiçoamento de aspectos lingüísticos pertinentes a cada tema a ser desenvolvido ao longo do curso.

Perfeccionamiento – Conversación: Manutenção e aperfeiçoamento de elementos lexicais, semânticos, sintáticos e argumentativos implicados na expressão oral a partir de diferentes discursos como literário, jornalístico, publicitário entre outros. Perfeccionamiento: Hablando de literatura en lengua española (30 horas)- o curso tem como objetivo estimular a prática da língua espanhola oral mediante a penetração no universo da literatura, a partir de textos literários, levando em conta o sentido dos gêneros; para tanto, a partir da especificação do texto literário e dos seus gêneros, abrangerá o comentário de textos (contos, poesias líricas, literatura dramática e um romance) situados historicamente e que levem ao debate com os alunos; estes serão avaliados pela sua participação e pelo comentário e/ou produção de textos.

DOCENTE RESPONSÁVEL: Profª Dra. Neide T. Maia González (FFLCH/USP)

MONITORES: O curso é ministrado por monitores que trabalham sob a supervisão da docente organizadora. Trata-se de alunos que completaram o bacharelado e estão cursando Licenciatura e/ou Pós-Graduação, que desenvolvem paralelamente um programa de pesquisa, também sob a orientação da docente responsável. Desses monitores são escolhidos, periodicamente, dois que atuam como coordenadores do grupo. Com isso, desenvolvem também uma experiência de autogestão que faz parte de sua formação. Como se pode ver, o EEC tem dupla finalidade: atender a uma grande demanda da comunidade e colaborar para a formação integral do professor, que na qualidade de monitor não apenas ministra aulas, mas também desenvolve diversas outras atividades, em especial a de reflexão sobre o seu fazer.

PROMOÇÃO: Departamento de Letras Modernas/FFLCH/USP

PÚBLICO-ALVO: Graduandos e pós-graduandos USP; professores níveis I, II, III das redes pública e particular de ensino; funcionários da USP com segundo grau completo ou em fase complementar. Caso sobrem vagas, demais interessados com segundo grau completo ou em fase complementar, obedecida essa ordem de prioridade.

PRÉ-REQUISITOS: Para ingresso em estágios mais avançados do curso, os interessados deverão passar por um teste de aferimento do conhecimento da língua espanhola. Neste caso, não será permitida a mudança de estágio antes do final do módulo, cabendo ao aluno a responsabilidade pela decisão de fazer ou não o referido teste.

Para ingresso no módulo Perfeccionamiento: Aspectos culturales, Conversación ou Hablando de literatura en lengua española será exigido o certificado de aprovação no Avanzado II do Español en el Campus; aprovados no Intermedio II e interessados em geral com 2º grau completo ou em fase complementar, devem se submeter a um teste classificatório. Graduandos ou graduados em Espanhol, mediante comprovação, poderão efetuar matrícula sem a necessidade de realizar a prova de ingresso.

LOCAL DO CURSO: Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403).
VAGAS: 21 por turma. (mínimo de 10 alunos pagantes p/ turma)

INFORMAÇÕES & INSCRIÇÕES:
Serviço de Cultura e Extensão Universitária