Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

EN

Imagem   http://akshardham.com/newdelhi/wp-content/themes/Akshardham032015/images/fbshare.jpg
Imagem relacionada

 

Critérios de Seleção

 

O processo seletivo do Tradusp é realizado no segundo semestre de cada ano, para matrícula no início do ano subsequente.

A data de inscrição no processo seletivo é a indicada para o segundo semestre, no calendário unificado da pós-graduação da FFLCH, que pode ser consultado no menu lateral, item "Calendário", ou diretamente na página do setor de pós-graduação da FFLCH: http://pos.fflch.usp.br/. 

O regulamento do Tradusp dispõe sobre a sistemática de seleção de cada ano. O edital publicado anualmente rege-se pelas disposições desse regulamento, dando divulgação às diferentes etapas do processo, com suas correspondentes datas de realização. É publicado no Diário Oficial e divulgado também no item "Edital" do menu lateral desta página.

O regulamento do Programa pode ser consultado no item "Legislação" do menu lateral, e tem as seguintes diretrizes para os processos seletivos: 

O processo seletivo constará de três fases de caráter eliminatório:

FASE 1 

Exame de proficiência, obrigatoriamente em língua inglesa, para o mestrado: nota mínima 7 (sete) para aprovação.

Para o doutorado, além da proficiência em língua inglesa, exame de proficiência em uma segunda língua estrangeira, de acordo com o especificado no item V. do regulamento do Programa: O candidato deverá obter nota mínima 7 (sete) para aprovação.

AMBAS AS PROVAS SERÃO APLICADAS PELO CENTRO DE LÍNGUAS. A APROVAÇÃO NOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA TEM VALIDADE DE DOIS ANOS, EM CASO DE NOVA INSCRIÇÃO DO CANDIDATO.

O exame de proficiência em língua estrangeira tem em vista principalmente a proficiência leitora, que permita ao pós-graduando o acesso a bibliografia em Estudos da Tradução e em áreas afins no campo das Humanidades.

Os certificados de proficiência em língua estrangeira que são aceitos como alternativa ao exame aplicado pelo Centro de Línguas da FFLCH são especificados no edital.

FASE 2

Prova de conteúdos, com base em uma bibliografia selecionada e divulgada com antecedência no edital (ver Bibliografia, no menu lateral, para a bibliografia referente ao processo seletivo mais recente do Programa). O conteúdo dessa prova pressupõe familiaridade com conceitos teóricos básicos da área em que se insere o projeto do candidato. Nota mínima 7 (sete).

FASE 3

Análise e arguição do Projeto de Pesquisa por uma banca, com o intuito de aferir a pertinência da escolha e a exequibilidade da proposta do candidato, a familiaridade deste com os procedimentos básicos de redação acadêmica e de estruturação de trabalhos científicos, e sua coerência, objetividade e clareza na organização e exposição das ideias. Na Arguição, o Projeto enviado no prazo especificado em edital, será discutido com o candidato pela banca. Nota mínima para aprovação: 7 (sete).
 

COM EXCEÇÃO DOS EXAMES DE PROFICIÊNCIA, QUE TÊM SEU RESULTADO ESTENDIDO POR DOIS ANOS EM CASO DE APROVAÇÃO, O RESULTADO DAS OUTRAS ETAPAS DE SELEÇÃO TERÁ VALIDADE APENAS PARA O PROCESSO SELETIVO EM QUESTÃO.

 

O Programa, por meio de edital devidamente homologado pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), detalhará a sistemática de cada processo seletivo, especificando as datas de cada fase. Consulte o link "Edital" no menu lateral, para ler o Edital mais recente publicado pelo Programa.

O aluno que obtiver o título de Mestre e quiser prosseguir seus estudos com vistas ao Doutorado, deverá submeter-se a novo processo seletivo, obedecidas as exigências regulamentares.

 

Lembrete: No programa de Estudos da Tradução, só há processo seletivo no segundo semestre de cada ano para ingresso no semestre seguinte. Isto é, haverá processo seletivo no segundo semestre de 2017 para ingresso no primeiro semestre de 2018.

Atenção: a partir de julho de 2017 as provas de proficiência em ESPANHOL serão realizadas em data prévia à inscrição no processo seletivo do programa. Assim, para todos aqueles que pretendem se inscrever para o próximo processo seletivo a data da prova de proficiência, aplicada pelo Centro de Línguas da FFLCH, será em 4 de agosto às 14.30 horas. Aqueles que estiverem interessados, devem consultar o site http://clinguas.fflch.usp.br/, aba “Proficências”, aba “Proficiências em espanhol”.