Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

EN

Imagem   http://akshardham.com/newdelhi/wp-content/themes/Akshardham032015/images/fbshare.jpg
Imagem relacionada

 

INSCRIÇÃO PARA BOLSAS – PROGRAMA DE ESTUDOS DA TRADUÇÃO

 

Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução dispõe de uma cota fixa de 4 bolsas Capes para mestrado e 8 para doutorado. A relação completa de pós-graduandos que já foram contemplados com bolsas no Programa pode ser consultada clicando aqui.

O Programa adota a seguinte sistemática de classificação de interessados, para destinar bolsas de sua cota:

 

Divulgação de chamada aos pós-graduandos

A chamada de inscrição para interessados em bolsas de mestrado e doutorado será feita por e-mail a todos os pós-graduandos matriculados no Programa, ao início de cada ano e após o recebimento de matrículas dos ingressantes do último processo seletivo, de modo a manter uma lista classificatória atualizada anualmente, mesmo quando não houver bolsas disponíveis no momento da chamada.

Dessa forma, a coordenação poderá destinar com celeridade bolsas que sejam liberadas em decorrência de depósito de teses ou dissertações pelos bolsistas (ou em caso de novas bolsas que o programa venha a receber), seguindo a ordem da lista classificatória, e renovando a lista ao receber matrícula de novos ingressantes.

O Programa poderá lançar nova chamada a qualquer outro momento do ano, caso todos os interessados da última lista elaborada já tenham sido contemplados (seja para mestrado, seja para doutorado, seja para ambos os cursos).

A cada nova lista classificatória elaborada e divulgada, a anterior perde vigência.

 

Documentação

Os pós-graduandos interessados em bolsa devem se inscrever dentro dos prazos divulgados pelo Programa na chamada, enviando, pelo formulário disponbilizado aqui, a seguinte documentação:

1) Ficha do aluno obtida pelo sistema Janus (atualizada).

2) Link para seu currículo na plataforma Lattes do CNPq. (É importante manter o CV Lattes atualizado.)

3) Projeto de pesquisa, com extensão mínima de 10 páginas e máxima de 15 páginas (incluídas as referências bibliográficas).

Documentação enviada fora do prazo divulgado na chamada não será considerada.

 

Banca avaliadora

A banca avaliadora das candidaturas a bolsas será composta de, no mínimo, dois docentes do Programa, designados pela Comissão Coordenadora do Programa, com a participação também do/da representante discente, que acompanhará o processo e terá acesso à documentação dos candidatos, sem atribuir notas.

 

Pontuação e classificação

Os docentes da banca analisarão a documentação apresentada pelos candidatos e atribuirão a pontuação de acordo com a qual serão elaboradas as listas classificatórias (uma lista para destinação de bolsas de mestrado e outra para bolsas de doutorado).

A pontuação será atribuída pela banca da seguinte forma:

 

I) Para pós-graduandos ainda não aprovados no exame de qualificação no momento da inscrição

1. A média entre as notas de prova de conteúdo e arguição de projeto de pesquisa obtidas no processo seletivo para ingresso: terá peso 4 (conversão proporcional da nota média, de modo a que este item receba no máximo 4 pontos)

2. Estágio atual e desempenho no curso, a partir da ficha do aluno no Janus (considerando, por exemplo, se já foram cursadas disciplinas, conceitos em disciplinas já cursadas, pertinência de disciplinas cursadas): até 3 pontos

3. Currículo Lattes (considerando publicações e demais produções, formação, experiência profissional etc): até 3 pontos

Obs: No caso dos pós-graduandos que ainda não tenham sido aprovados em exame de qualificação, o projeto de pesquisa enviado para inscrição será elemento adicional de orientação da banca e poderá ser critério de desempate entre candidatos/as a bolsa com igual pontuação final, na elaboração da lista classificatória.

 

II) Para pós-graduandos já aprovados em exame de qualificação no momento da inscrição

1. Projeto de pesquisa: até 4 pontos

2. Estágio atual e desempenho no curso, a partir da ficha do aluno (considerando conceitos em disciplinas cursadas, pertinência de disciplinas cursadas para o projeto etc.): até 3 pontos

3. Currículo Lattes (considerando publicações, formação, experiência profissional etc): até 3 pontos

 

Pontuação final e lista classificatória: A pontuação de cada item será somada, totalizando, no máximo, 10 pontos. Os candidatos serão classificados de acordo com sua pontuação final, em ordem decrescente, em uma única lista para o mestrado e uma única lista para o doutorado. Caso haja coincidência de pontuação final entre dois ou mais candidatos, o desempate será feito principalmente com base em critérios que a banca identificar como prioritários para o Programa, de acordo com metas anuais, por exemplo, incentivo a alguma temática, Linha ou Projeto de Pesquisa do Programa, equilíbrio de distribuição de bolsistas entre Linhas do Programa.

 

Divulgação de resultados

A lista classificatória final será divulgada na página do Programa. 

Clique aqui para ver o resultado da chamada de 2017.

 

Inscrição

Clique aqui para acesso ao formulário de inscrição.

Atenção: o formulário só permancerá aberto para envio de documentação durante o período divulgado  na chamada de inscrição para bolsas. Ainda que o envio pelo formulário não seja bloqueado ao final do prazo, a banca desclassificará candidatos cujo envio da documentação pelo formulário de inscrição seja feito após o prazo divulgado na chamada.