Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

EN

Imagem   http://akshardham.com/newdelhi/wp-content/themes/Akshardham032015/images/fbshare.jpg
Imagem relacionada

 

Exame de Qualificação - Orientações Gerais

O exame de qualificação é obrigatório para os alunos matriculados em curso de Mestrado e de Doutorado. Seu objetivo é avaliar a maturidade do aluno na sua área de investigação.

O aluno poderá se inscrever para o exame de qualificação, através da apresentação na Secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Letras Modernas de 3 (três) vias encadernadas do relatório, uma vez tendo obtido os créditos mínimos em disciplinas, sendo eles 24 (vinte e quatro) para o Mestrado, 8 (oito) para o Doutorado e 32 (trinta e dois) para o Doutorado Direto.

A data limite para inscrição no exame de qualificação pode ser visualizada na Ficha de Aluno disponível no sistema Janus.

O Exame deverá ser realizado em até 60 (cento e vinte) dias após a data de inscrição.

Em caso de reprovação no primeiro exame, o aluno deverá submeter-se a novo exame no prazo máximo de 60 (sessenta) dias.

O Relatório de Qualificação deverá obrigatoriamente conter o projeto de pesquisa, apresentando objetivos, justificativa, metodologia, cronograma, bibliografia e o plano de redação do trabalho final, além de resultados parciais da pesquisa em andamento, comprovando a viabilidade da realização do projeto dentro do prazo estabelecido. Deverão também constar do relatório: currículo LATTES, relato das disciplinas cursadas, descrição da pesquisa de campo já realizada ou análise preliminar de material empírico ou bibliográfico a ser utilizado na dissertação ou tese.

O Exame de Qualificação consistirá de uma arguição oral do relatório apresentado. A comissão examinadora, aprovada pela Comissão Coordenadora de Programa, deve ser constituída por três membros, incluindo o orientador, com titulação mínima de doutor.

No Exame de Qualificação, caberá ao aluno tomar as providências necessárias, seja por meio eletrônico ou escrito, que garantam a conservação das sugestões dadas pela banca examinadora. A critério do orientador, tais sugestões poderão ser, então, recuperadas e vir a fazer parte da finalização da pesquisa e da redação da dissertação ou tese.