Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Imagem

Pandaemonium Germanicum

A revista Pandaemonium Germanicum dedica-se a publicar trabalhos acadêmicos inéditos da área de Germanística, escritos por pesquisadores do Brasil e do exterior.

Criada em 1997, a fim de substituir os Cadernos de Língua e Literatura Alemã, a revista tem passado por diversas reformulações, que refletem tanto o desenvolvimento desta área de estudos no Brasil quanto seu próprio esforço de contínuo aprimoramento. No primeiro número, continuando a tradição dos Cadernos, o periódico reuniu os textos das palestras proferidas no âmbito da Semana de Língua e Literatura Alemã, realizada na FFLCH-USP. A publicação organizou-se em torno de quatro grandes áreas: literatura, linguística, tradução e cultura, e iniciou em 1998 seu processo de internacionalização, integrando colaboradores de outras universidades brasileiras e estrangeiras.

Em 2001, em seu quinto número, a revista ganhou um novo projeto gráfico, mantido até o presente. Nos anos seguintes, foi classificada na categoria "Nacional A", do Qualis-Capes; com o número 11, publicado em 2007, a revista tornou-se online. Conforme os novos critérios de avaliação da Capes, a revista encontra-se no estrato A1, o mesmo em que estão os mais importantes periódicos da área de Letras e Linguística publicados pela USP e por outras universidades do país. Dada a especificidade de nosso âmbito de estudos, não podemos senão comemorar tal classificação.

O ano de 2009 trouxe outras reformulações significativas: Pandaemonium passa a ter um novo site, que esperamos mais belo e funcional que o primeiro, e a ser editada duas vezes ao ano.

Esperamos assim continuar contribuindo para o desenvolvimento dos estudos germanísticos no Brasil e para o diálogo acadêmico entre a germanística e outras áreas do conhecimento.

Clique aqui para acessar o site da revista.

Os Editores