Artigos

Artigos, Entrevistas e Textos diversos dos Docentes dos Programas disponibilizados on-line
( classificadas por ordem alfabética de sobrenome dos docentes )
 

 

BETTI, Maria Sílvia

Patriotas e traidores: Antimperialismo, política e crítica social. Prefácio

O Universo político e social de Jack London. (Entrevista)

Crítica norte-americana e debate cultural no teatro brasileiro da década de 1960/70: apontamentos introdutórios. Aurora, 1: 2007

No compasso do temp. Arhur Miller (1915-2005)

Longa jornada noite adentro. Uma jornada e muitos olhares. In O'Neill, Eugene. Longa jornada noite adentro: drama em 4 atos: tradução Helena Pessoa. São Paulo: Peixoto Neto, 2004. ­ (Coleção Os grandes dramaturgos) ISBN DO LIVRO: 85-88069-14-8. ISBN DA COLEÇÃO: 85-88069-03-2

CEVASCO, Maria Elisa

Archaeologies of the future. Western Marxism revisits Utopia.

Estudos culturais. Resistência à teoria. Maria Elisa Cevasco expõe diferenças na abordagem atual da crítica brasileira. (Artigo de Rachel Esteves Lima sobre o lançamento do livro "Dez Lições sobre Estudos da Cultura", de Maria Elisa Cevasco)

Cultura como meio de transformação social.

ESTEVES, Lenita Maria Rimoli

Tolkien e a Literatura Celto-Germânica. Entrevista realizada por Luciana de Campos e Johnny Langer.

Intellectual Propoerty and copyright. The case of translators.

Caramuru, do Épico ao Filme: o que se Traduz e o que se Adapta Nessa Transformação?

FERREIRA, Marília Mendes

A Concept-Based Approach to Writing Instruction: From the Abstract Concept to the Concrete Performance. The Pennsylvania State University. The Graduate School. College of the Liberal Art. A Thesis in Applied Linguistics. 2005

The Effect Of A Genre-Based Writing Course On Esl Students Writing Of Argumentative Text.

Theoretical and empirical views of the concept of genre in a writing course.

Resenha de KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S (Orgs.). Gêneros textuais:reflexões e ensino. União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005. 207p.

COMO ALUNOS FALANTES DE INGLÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA SIGNIFICAM UM CURSO DE REDAÇÃO BASEADO EM GÊNEROS TEXTUAIS. In: SEMINÁRIO DO GEL, 56., 2008, Programação... São José do Rio Preto: GEL, 2008.

GRIGOLETTO, Marisa

Entrevista com Marisa Grigoletto.

HARKOT-DE-LA-TAILLE, Elizabeth & LA TAILLE, Yves de

Valores dos jovens de São Paulo.

HARKOT-DE-LA-TAILLE, Elizabeth

O discurso citado na construção do efeito de sentido de identidade em agentes de segurança penitenciária. Discurso & Sociedad, Vol. 2, No.3 (2008)

Parcours de la reconnaissance: trois études, de Paul Ricoeur. CASA Vol. 6, No 1 (2008)

SEMIÓTICA E RETÓRICA: QUESTÕES DE PRESENÇA. (Resumo expandido) In: SEMINÁRIO DO GEL, 56., 2008, São José do Rio Preto: GEL, 2008.

IZARRA, Laura Patrícia Zuntini de

Juan José Delaney. In The Irish in South America

"The Irish Diaspora in Argentina";. In: British Association for Irish Studies Newsletter. Nº 32, London, October 2002: 5-9.

Reinventing Brazil: New Readings and Renewal in the Narratives of Irish Travellers, In Irish Migration Studies in Latin America. Vol.4, No.3: July 2006.

"John Banville's The Sea: Crashing Waves of Dreamlike Memories". Estudios Irlandeses No. 1. March 2006. Spain. ISSN 1699-311X.

Murray's Devenir Irlandés

Bradford University, England. 2004 & "Localizando narrativas diaspóricas 'olvidadas' bajo la Cruz del Sur".in Irish Migration Studies in Latin America

Oliver Marshall, English, Irish and Irish-American Pioneer Settlers in Nineteenth-Century Brazil (Oxford: Centre for Brazilian Studies, University of Oxford, 2005), pp. xii+323, 20.00; 30.00; $38.00, pb. by LAURA P. Z. IZARRA Journal of Latin American Studies , Volume 38, Issue 04, November 2006, pp 903-904 doi:10.1017/S0022216X06451932, Published Online by Cambridge University Press 24 Oct 2006

http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_pgs/Aletria19/04-Laura-…

McCLEARY, Leland

Opening Statement: Changing Perspectives in EFL.

Follow-up Question: Corrective Action.

Technologies of Language and the Embodied History of the Deaf Sign Language Studies - Volume 3, Number 2, Winter 2003, pp. 104-124.

MILTON, John

The Importance Of Economic Factors In Translation Publication An Example From Brazil (2007)

Translations And Americanism In Brazil 1920-1970. (2005)

The Translation Workshop. (2005)

The Translation Of Mass Fiction. (2005)

Make Me Macho. Make Me Gaucho, Make Me Skinny(2005)

Translated Poetry In Brazil 1965-2004. (2004)

As Adaptações De Monteiro Lobato E O Julio Cesar De Carlos Lacerda. (2004)

The Political Translations Of Monteiro Lobato And Carlos Lacerda. (2004)

Translations Of Religious Texts The Translations Of Jesuit Priest José De Anchieta. (2004)

Nationalism And Literary Translation. (2003)

Foreignization A Discussion Of Theoretical And Pratical Issues. (2003)

The Figure Of The Factory Translator. (2001)

Fluency And The Translated Short Story. (2001)

Tradução e Comunicação - Revista Tradução e Comunicação da Anhanguera Educacional do ano de 2008 (print ISSN 0101-2789).95-104

Universals in translation: a look at the Asian Tradition

Monteiro Lobato and translation: "Um país se faz com homens e livros". DELTA , São Paulo, v. 19, n. spe, 2003.

MILTON, John & FRANÇA, Lúcia Helena de Sena

The Selection and Training of Interpreters in the Community at the Catholic University, São Paulo. Interpreting in the Community : the Complexity of the Profession.International Conference Critical Link 3 May 22 ­ 26, 2001, Montreal, Quebec, Canada

MONTE MOR, Walkyria

(2005) Língua e diversidade cultural nas Américas multiculturais.

(2007). Critical literacies in the Brazilian universities and in the elementary/secondary schools: the dialectics between the global and the local. Center for Globalization and Cultural Studies.

(2007) Investigating critical literacy at the university in Brazil. Menezes de Souza, L.M.T. & Andreotti, V. (eds) Critical Literacy , v. 1. London

(2007) Língua e diversidade cultural nas Américas multiculturais. (republicado pelo site da UNESCO) Brasilia.

(2008). Eu e o Outro: Imagens Refletidas. Um Estudo Sobre Identidade e Alteridade na Percepção das Culturas, Interfaces, v. 8. Porto Alegre UFRGS/ABECAN

MONTE MOR, W., MENEZES DE SOUZA, L. M. T.

(2006) Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Línguas Estrangeiras in Brasil. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasilia: MEC/SEB

MONTE MOR, W.; MORAES, A. C.

(2007). Projeto político-pedagógico e metodologias. Salto para o Futuro. Brasília: MEC/TVE

MUTRAN, Munira H

Língua inglesa: tempo de colheita. Estudos Avançados, São Paulo, v. 8, n. 22, 1994.

PUGLIA, Daniel

Charles Dickens e Machado de Assis: pref$aacute;cios aos leitores.

Vigor Estético e Timidez Política.

Charles Dickens: um escritor no centro do capitalismo. (Tese de Doutorado defendida junto ao Programa de Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Liter&aacuterios em Inglês da FFLCH-USP sob a orientação da Profa. Dra. Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos)

SOARES, Marcos César de Paula

Estética e Política em Robert Altman.

SOUZA, Lynn Mário Trindade Menezes de (editor), ANDREOTTI, Vanessa (associate editor)

Critical Literacy: Theories and Practices. ISSN 1753-0873.

SOUZA-PINHEIRO-PASSOS

Deusa Maria de. Língua Estrangeira E Escrita Normalizada: Sujeito Na/Pela Língua Do Outro.

TAGNIN, Stella Esther Ortweiler

A multilingual learner corpus in Brazil. (Lancaster: Corpus Linguistics - Learner Corpus Workshop, 2003)

TAGNIN, Stella Esther Ortweiler & TEIXEIRA, Elisa Duarte

British vs. American English, Brazilian vs. European Portuguese: how close or how far apart? - a corpus-driven study. (Frankfurt am Main: Lodz Studies in Language 9, 2004, p. 193-208)

TAGNIN, Stella Esther Ortweiler & AUBERT, Francis Henrik

A corpus of sworn translations for linguistic and historical research. (Lancaster: Corpus Linguistics, 2003)

VASCONCELOS, Sandra Guardini T.

Exploring theory: Fielding's prefatory chapters. Psicologia USP, 2000, vol.11, n. 2, ISSN 0103-6564.

Construção do feminino no romance inglês do século XVIII - Polifonia, Revista de Letras, 1995, n. 2, EdUFMT

Ensaios Teóricos: os capítulos introdutórios de Henry Fielding. Psicologia USP, vol. 11, n.2, 2000.

A Formação do Romance Brasileiro: 1808-1860 (Vertentes Inglesas).

Migrantes dos espaços (sertão, memória e nação).