Critérios e Sistemática para a Seleção de Candidatos a Bolsas (Mestrado e Doutorado)

A presente proposta, elaborada em 2004, tem o objetivo de estabelecer critérios acadêmicos e, ao mesmo tempo, uma sistemática de seleção de candidatos a bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela CAPES e CNPq ao Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. Com esta proposta busca-se evitar que o processo seletivo se faça dentro dos prazos abreviados, estipulados pela CAPES e CNPq, quando, muitas vezes, torna-se impossível selecionar os bolsistas a partir de critérios nitidamente acadêmicos.

A proposta, se por um lado tem o objetivo de impedir que decisões sejam tomadas sob a pressão de prazos curtos de tempo, por outro, exige esforços dos professores e dos alunos interessados em bolsas no sentido de se ter sempre atualizada uma lista classificatória de candidatos a bolsa de mestrado e outra lista de candidatos a bolsa de doutorado. Assim sendo, a sistemática proposta supõe um trabalho integrado entre corpo docente e discente.

Para que tal proposta se realize é fundamental que nos meses de março e agosto seja feita a seleção e a lista classificatória. No momento da chegada das bolsas CAPES e/ou CNPq, automaticamente, elas serão destinadas aos primeiros da lista. Caso haja desistência do primeiro colocado, a bolsa será encaminhada ao segundo colocado e assim sucessivamente.

Parte relativa aos alunos interessados em bolsa :

O aluno interessado em bolsa deve se candidatar dentro dos prazos estipulados pela Área, apresentando os seguintes documentos:

1) Histórico Escolar da Pós-Graduação;

2) Projeto de pesquisa;

3) Estágio atual da pesquisa e determinação das próximas etapas do trabalho;

Além dos documentos acima indicados, no momento de entrega da documentação, cada aluno deverá assinar um termo de ciência relativo a informações gerais sobre a sistemática das bolsas.

Constituição da Comissão:

A Comissão será composta por três docentes – um de cada subárea - e mais o representante discente. O Coordenador da Área integrará a Comissão na qualidade de membro da subárea à qual está vinculado. Desse modo, a Comissão contará com a participação de um professor de Língua Espanhola, um de Literatura Espanhola, um de Literatura Hispano-Americana e mais o representante discente. A Comissão de Bolsas terá a mesma vigência da Coordenação da Área e se reunirá em fevereiro e em agosto para o exame da documentação dos candidatos interessados e seleção dos mesmos.

Sistemática da Seleção:

A Comissão deverá ler e analisar todos os projetos de pesquisa e a documentação apresentada pelos candidatos, atribuindo a cada aluno os pontos que lhe correspondem, o que dará elementos para a elaboração da lista classificatória.

Os itens relativos à documentação apresentada receberão a seguinte pontuação:

1) Projeto de pesquisa a ser apresentado com o aval do orientador: serão avaliadas a redação, coerência, clareza dos objetivos e a fundamentação teórica: 4 pontos

2) Estágio atual da pesquisa e determinação das próximas etapas do trabalho: 3 pontos

3) Histórico Escolar da Pós-Graduação: 3 pontos

Caso haja coincidência de pontuação entre dois ou mais candidatos, o desempate será feito com base em critérios que a Comissão considere convenientes para o Programa, por exemplo, rotatividade das bolsas, incentivo a alguma área do conhecimento em particular, etc.

Clique aqui para realizar a sua inscrição

Todos os alunos terão a possibilidade de atualizar sua documentação, para que sejam analisadas conforme surgimento da chamada de bolsas, indicando novas disciplinas cursadas, exame de qualificação realizado, avanços na pesquisa, avanços na redação do trabalho, alteração no projeto de pesquisa, etc. Assim sendo, a Comissão deverá incluir as atualizações e, eventualmente, alterar a pontuação e classificação do candidato, semestralmente. A lista classificatória será exposta no site do Programa.

Após um ano de vigência da Comissão, a Área deverá avaliar seu funcionamento e alterar,
eventualmente, sua sistemática de trabalho e/ou critérios de seleção.