Docentes

DOCENTES PERMANENTES

Adrián Pablo Fanjul

image-20201103075321-19

É graduado em Letras pelo Instituto Superior del Profesorado (Argentina, 1991), Magister en Ciencias del Lenguaje (1998) pela mesma instituição, Doutor em Linguística pela UNESP-Araraquara (2002), e Livre Docente em Língua Espanhola pela USP (2017) com uma tese em análise do discurso referida à música urbana de tradição popular. Fez estágio de pós-doutorado em 2006, na Universidad de Buenos Aires (Argentina), com bolsa da FAPESP. Tem bolsa de produtividade nível 2 pelo CNPq. Atualmente, e desde 2002, é professor com dedicação integral na Universidade de São Paulo (USP), atuando na graduação e pós-graduação no Departamento de Letras Modernas. Desenvolve pesquisas analisando comparativamente séries discursivas nas línguas espanhola e portuguesa na América do Sul, bem como comparando os processos de referenciação no funcionamento dessas duas línguas. É autor e organizador de diversos livros na especialidade, e publicou artigos em revistas científicas e livros do Brasil, Argentina, Áustria, Cuba, Espanha e Estados Unidos. Coordena ações de cooperação internacional para pós-graduação e tem ministrado cursos em diversos programas de mestrado e doutorado da Argentina, a partir de 2005, e de Cabo Verde em 2003. É parecerista de diversos órgãos governamentais de fomento à pesquisa e de vários periódicos da área. Foi presidente da Associação Brasileira de Hispanistas no biênio 2010-2012. Integrou a coordenação do VII Congresso Brasileiro de Hispanistas (2012) e presidiu a Comissão Organizadora do I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul (2010). Foi representante de professores doutores no Conselho Universitário da USP entre 2011 e 2013.

 

Credenciado para orientar: Mestrado e Doutorado

E-mail: adrianpf@usp.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5800662065713164

 

Adriana Kanzepolsky

image-20201103075328-20

Possui graduação em Professora de Ensino Médio e Superior Em Letras - Universidad Nacional de Rosario (1986) e doutorado em Letras (Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (2001), Pós-doutorado em Teoria Literária, pela Universidade de Campinas (2004). Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: memórias, autobiografia, auto-ficção na poesia e na narrativa hispano-americanas contemporâneas.

 

Credenciada para orientar: Mestrado e Doutorado

E-mail: adrianakanze@gmail.com

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0952699220120168

 

Ana Cecilia Olmos

image-20201103075403-21

 

Possui Bacharelado em Letras Modernas - Universidad Nacional de Córdoba (1985), Mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e Doutorado em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora associada (livre-docente) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Hispano Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura latino-americana, literatura argentina, discurso crítico, ensaio hispano-americano, narrativa hispano-americana e revistas culturais latino-americanas. Além de artigos em periódicos acadêmicos e revistas de divulgação, publicou os livros Por que ler Borges? (2008) e Escritas descentradas. O ensaio dos escritores na América Latina (2019).

 

Credenciada para orientar: Mestrado e Doutorado

E-mail: anaolmos@usp.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1304634956986356

 

Benivaldo José de Araújo Júnior

image-20201103075418-22

Bacharel (2000) e licenciado (2003) em Letras Espanhol/ Português pela Universidade de São Paulo. Diplomado em Estudos Hispânicos pela Universidade de Barcelona (2001). Mestre (2007) e doutor (2014) em Língua Espanhola pela Universidade de São Paulo, com pesquisas voltadas para a comparação entre o português brasileiro e o espanhol. Atuou no programa de extensão Español en el Campus, como coordenador (2003) e monitor (2002-2006). Foi professor de língua espanhola em cursos livres (2004-2009) e no curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo (2007-2015). Participou de publicações (livros, revistas acadêmicas e dicionários) como autor e tradutor. Professor de Língua Espanhola do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), atuando na graduação e na pós-graduação.

 

Credenciado para orientar: Mestrado

E-mail: beniaraujo@usp.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1094284092315945

 

Heloisa Pezza Cintrão

image-20201103075426-23

Docente do curso de Letras da Universidade de São Paulo, Habilitação Espanhol, Disciplinas de Língua Espanhola e Tradução, desde 2000. Professora doutora em regime de dedicação exclusiva. Bacharel (1992) e Licenciada (1994) em Letras pela Universidade de São Paulo, nas habilitações Português e Espanhol. Especialização no *Curso para Profesores de Lengua y Literatura Española* (1996), em Madri, como bolsista da AECI - Agencia Española de Cooperación Internacional. Mestre (1998) e Doutora (2006) em Letras pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado (2009) na Universitat Rovira i Virgili, Espanha. Produção bibliográfica reunindo artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos, capítulos de livros, traduções e participação na produção de dicionários bilíngües. Participação em eventos no Brasil e no exterior. Principal área de concentração: Estudos de Tradução. Atuação também em Língua Espanhola e Literatura Espanhola. Entre os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica estão: Estudos de Tradução, competência tradutória, formação de tradutores, conhecimentos declarativos, Cervantes, Quixote, romanesco e Northrop Frye.

 

Credenciada para orientar: Mestrado e Doutorado

E-mail: heloisacintrao@yahoo.com.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5599632691649004

 

Idalia Morejón Arnaiz

image-20201103075433-24

Professora de Literatura Hispano-americana da Universidade de São Paulo (USP, 2011). Licenciada en Lengua y Literatura Francesa - Universidad de La Habana (UH) (1987), Mestre em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (USP) (2000) e Doutora em Integração da América Latina (Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2004). Pós-doutora do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade de Campinas (UNICAMP, 2007-2010). Tem experiência na área de Letras e Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: Narrativa e Poesia Hispano-Americana, Intelectuais e Política na América Latina, Periódicos Literários Hispano-Americanos, Exotismo e Orientalismo na Literatura Latino-Americana.

 

Credenciada para orientar: Mestrado e Doutorado

E-mail: idaliamorejonarnaiz@yahoo.com.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0442020783757122

 

Laura Janina Hosiasson

image-20201103075441-25

Possui graduação em Literatura com menção em Filosofia - Universidad de Chile (1980), mestrado em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo. Recebeu o título de Livre-Docente em 2017. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Hispano Americana, atuando principalmente nos seguintes campos: literatura chilena, Nacionalismo Literário do século XIX, literatura e fantástico e literatura hispano-americana contemporânea. Projetos recentes especializados na obra de Alberto Blest Gana (1830-1920).

 

Credenciada para orientar: Mestrado e Doutorado

E-mail: lhosiass@uol.com.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3438193045649287

 

Margareth dos Santos

image-20201103075449-26

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora, em regime RDIDP, da Universidade de São Paulo. Suas linhas de trabalho compreendem o exame das relações entre literatura, arte e história no Século XX, tanto na Espanha como no contexto ibero-americano na produção vinculada à Guerra Civil Espanhola e à pós-guerra civil espanhola. Atualmente desenvolve um projeto de pesquisa pautado pelas relações entre literatura e arte.

 

Credenciada para orientar: Mestrado e Doutorado

E-mail: marsanto@usp.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6690345751935959

 

Maria Augusta da Costa Vieira

image-20201103075456-27

Maria Augusta da Costa Vieira é Professora Titular da Literatura Espanhola junto ao Departamento de Letras Modernas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e pesquisadora do CNPq. Iniciou suas atividades de docência na Universidade de São Paulo em 1977, sendo que em 1985 concluiu o mestrado, em 1994, o doutorado, em 2008, a livre-docência e em 2014 prestou concurso para professora titular. Seu campo de pesquisa concentra-se nos séculos XVI e XVII da literatura espanhola e, em particular, na obra de Miguel de Cervantes. Coordena o grupo de pesquisa "Cervantes: poética, retórica e formas discursivas na Espanha dos séculos XVI e XVII" (CNPq). Tem artigos publicados em periódicos especializados, anais de eventos e diversos capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Publicou, em 1998, O dito pelo não dito: paradoxos de dom Quixote (Edusp/Fapesp). Por ocasião das comemorações dos 400 anos da publicação da primeira parte do Dom Quixote organizou um livro que reúne estudos críticos de autores de diversos países intitulado Dom Quixote: a letra e os caminhos (2006, finalista do Prêmio Jabuti) e, paralelamente, organizou um Simpósio Internacional sobre a obra de Cervantes (setembro de 2005). Em 2012 publicou A narrativa engenhosa de Miguel de Cervantes: estudos cervantinos e recepção do Quixote no Brasil (Edusp/Fapesp, Prêmio Jabuti 2013, categoria Teoria e Crítica Literária). Do ponto de vista do engajamento institucional, além de diversas outras atividades, de 2009 a 2011 e de 2011 a 2013 assumiu a chefia do Departamento de Letras Modernas. Orienta pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado e supervisiona projetos de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. Proferiu palestras e conferências em diversos países (Alemanha, Argentina, Uruguai, Espanha, Polônia, Índia, Costa Rica, México, entre outros) e em diversas instituições brasileiras. De 2002 a 2007 foi membro da Diretoria da Asociación Internacional de Hispanistas e de 2009 a 2015 foi membro da Diretoria da Asociación de Cervantistas. Em 2015 organizou o IX CINDAC - Congreso Internacional de la Asociación de Cervantistas - sediado na Universidade de São Paulo; congresso que, pela primeira vez, foi realizado em solo americano. Em 2016 foi reeleita para a diretoria da Asociación Internacional de Hispanistas e no mesmo ano foi nomeada "Miembro Correspondiente Extranjero de la Real Academia Española". Em 2017 foi membro do juri do Prêmio Cervantes como representante da Asociación Internacional de Hispanistas, prêmio este outorgado pelo Ministerio de Educación, Cultura y Deporte (Espanha) e Real Academia Española. Em 2018 foi homenageada pela Fundación Duques de Soria como Hispanista Internacional, em Madri, junto com outros colegas oriundos de países não hispânicos. Em 2019 foi reeleita como membro da diretoria da Asociación Internacional de Hispanistas para o triênio 2019/2022. Em 2019 editou o livro Cervantes Plural que reúne artigos de diversos membros do Grupo de Estudos Cervantes: poética, retórica e formas discursivas da Espanha dos séculos XVI e XVII, publicado pela Ed. Humanitas/FFLCH/USP, com apoio do Instituto Cervantes de São Paulo.

 

Credenciada para orientar: Mestrado e Doutorado

E-mail: mavieira@usp.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8769804694444711

 

María Teresa Celada

image-20201103075504-28

Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Desde 1992 atua como docente e pesquisadora na Universidade de São Paulo, onde é professora doutora. Desenvolve pesquisas na área da Análise do Discurso, que se centram no estudo do funcionamento da língua espanhola e da do brasileiro, na comparação entre o funcionamento de subjetividades e de discursos no Brasil e na Argentina, num espaço de enunciação atravessado por discursos de integração. É coordenadora da Área de Espanhol do Centro de Línguas da USP desde 2003. Em 2008 desenvolveu projeto de pesquisa de pós-doutorado na UBA (Argentina) com bolsa da Fapesp (Processo 08/54641-9): “Trilhas da memória discursiva sobre o português na Argentina. Sujeitos/línguas. Saberes.” Foi leitora crítica das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Espanhol) em 2006. Em 2009 e 2010 atuou como Coordenadora Adjunta e como Redatora do PNLD 2011, e como leitora crítica do PNLD 2013 (UFF). Desde 2013, é representante da USP no Núcleo Disciplinar PELSE (Português, Espanhol línguas segundas e estrangeiras) de AUGM (Associação de Universidade Grupo Montevidéu). Vice-Presidente da APEESP bienio 2019-2020.

 

Credenciada para orientar: Mestrado e Doutorado

E-mail: maitechu@terra.com.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0953359923773328

 

Mônica Ferreira Mayrink O'Kuinghttons

image-20201103075512-29

Possui graduação em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Lecionou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara. Atualmente, é pesquisadora e professora da graduação e pós-graduação do Departamento de Letras Modernas (FFLCH/USP) e Diretora do Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e Virtualidade (LEV) e do Grupo Recursos didáticos para a aula de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), cadastrados pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores de Língua Espanhola nos cursos de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: reflexão, ensino de espanhol, formação de professores, aprendizagem presencial e a distância, Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica.

 

Credenciada para orientar: Mestrado e Doutorado

E-mail: momayrink@usp.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4160301637111992

 

Pablo Fernando Gasparini

image-20201103075520-30

Professor Doutor, Livre docente, da Universidade de São Paulo (Departamento de Letras Modernas, DLM, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH). Tem bolsa de produtividade nível 2 pelo CNPq. Professor de Letras pela Universidad Nacional de Rosario (UNR, Argentina, 1994), com mestrado (1999) e doutorado (2004) em literatura hispano-americana pela Universidade de São Paulo sob orientação do Prof. Dr. Jorge Schwartz. Foi Lecturer na University of Maryland at College Park (2001-2002). Fez pós-doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2004-2008) sob supervisão do Prof. Dr. Márcio Seligmann-Silva. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em diversas modalidades (mestrado, doutorado e pós-doutorado entre 1997 e 2008; bolsa de pesquisa externa na Université Paris 8 em 2006). Foi bolsista do programa DEA (Directeur d'etudes associés) da Fondation Maison Sciences de l'Homme (FMSH, 2021). Em 2006 publicou El exilio procaz: Gombrowicz por la Argentina (Rosario, Beatriz Viterbo), e em 2021 Puertos: Diccionarios. Literaturas y alteridad linguística desde la pampa (Rosario, Beatriz Viterbo), resultado de sua tese de Livre-docência na Universidade de São Paulo. Ministrou diversos cursos de pós-graduação na USP, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e participou como professor visitante em cursos de pós-graduação na Universidad Mayor de San Marcos (Peru) e Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica). No período de 2012-2015, foi coordenador na Universidade de São Paulo do projeto internacional TRANSIT. Transnationality at Large. The transnational dimension of Hispanic culture in the 20th and 21st centuries, liderado pela Katholieke Universiteit Leuven (com participacão de uma ampla rede de universidades europeias e americanas). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Universidade de São Paulo no período 2013-2017. Os seus tópicos de investigação centram-se no tema do exílio, imigração e nos efeitos simbólicos do deslocamento linguístico / literário. Publicou capítulos em vários livros e artigos em revistas internacionais. Sua produção acadêmica foca as obras de Néstor Perlongher, Copi, Witold Gombrowicz, Vilém Flusser, Juan Rodolfo Wilcock, Antonio Porchia, e Augusto Roa Bastos, entre outros. Atualmente desenvolve um projeto sobre heterolinguismo latino-americano no século XIX trabalhando autores como Condesa de Merlin, William Henry Hudson, Eduarda Mansilla, e Soussandrade, entre outros. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Credenciado para orientar: Mestrado e Doutorado

E-mail: pablogasparini@usp.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2203163370899281

Link para página com artigos publicados pelo autor: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=30712

 

DOCENTES APOSENTADOS

 

María de la Concepción Piñero Valverde

image-20201103075622-31

É professora titular aposentada de Literatura Espanhola na Universidade de São Paulo (2005), onde conseguiu o doutorado em 1987 e a livre-docência em 1993. Graduada em Filologia Românica pela Universidad Complutense de Madrid (1969) e Mestra em Lingüística Hispânica pela Sorbonne de Paris (1975). É pesquisadora de Épica Medieval, de Literatura do Siglo de Oro e de relações culturais entre Brasil e Espanha.

 

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0059615305652166

 

María Zulma Moriondo Kulikowski

image-20201103075632-32

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (1997), mestre em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispanoamericana) também pela Universidade de São Paulo (1990). Graduada em Castellano, Literatura y Latín, pelo Instituto Nacional del Profesorado Mariano Moreno (1973) e em Ciencias de la Información, pela Universidade Nacional de Córdoba (1975). Professora doutora efetiva (Doutor II) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Espanhola, estudos sobre (des)cortesia, oralidade em textos literários, Roberto Arlt, Manuel Puig.

 

E-mail: mazumo@usp.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3465985716384375

 

 

 

Mirta María Groppi Asplanato de Varalla

image-20201103075645-34

Possui graduação em Letras/Lingüística - Universidad de la República. Facultad de Humanidades y Ciencias (1989), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado na Universidad de la República, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación/ Instituto de Lingüística (2006). Professora doutora da Universidade de São Paulo, Departamento de Línguas Modernas, Área de Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. Tem experiência na área de Lingüística com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática do espanhol, sintaxe, lingüística histórica, variação e língua portuguesa.

 

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5404251444941207

 

Neide T. Maia González

image-20201103075652-35

Graduada e Licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo (1971), nas habilitações Português, Francês e Espanhol. Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1994). Professora aposentada Universidade de São Paulo, FFLCH/DLM. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, e trabalha principalmente com os seguintes campos: aquisicao/aprendizagem de línguas, ensino/aprendizagem de língua estrangeira, ensino/aprendizagem do espanhol, linguística contrastiva. Foi tradutora (pública e de obras, especialmente literárias) e realizou pesquisas no campo da teoria e da prática da tradução. Nos últimos anos tem se dedicado também a questões de política linguística, sobretudo focalizando a situação do ensino do espanhol no Brasil, cujas características também são objeto de suas análises. É coautora das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Conhecimentos de Espanhol, MEC-SEB, 2006). Igualmente, tem se dedicado à análise crítica de materiais didáticos para o ensino de espanhol (Ensino Fundamental e Médio) e foi representante da área de línguas estrangeiras na Comissão Técnica do PNLD 2011, Ensino Fundamental e avaliadora do PNLEM 2012.

 

E-mail: nemago@terra.com.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5805881753638960

 

Valeria de Marco

image-20201103075658-36

Possui graduação em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professoratitular (Literatura Espanhola), coordenadora no Brasil do projeto internacional Editores y editoriales iberoamericanos (siglos XIX-XXI) EDI-RED (Diretora Científica Dra Pura Fernández -Consejo Superior de Investigaciones Científicas), membro do conselho do Instituto de Estudos Avançados da USP, membro do conselho editorial da Editora da USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas:literatura comparada, romantismo brasileiro, Alencar, literatura espanhola do século XX, literatura e mulher, literatura de testemunho, literatura e exílio, Max Aub.

 

E-mail: valmarco@usp.br

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9105047762919581

 

IN MEMORIAM

Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno

image-20210219101743-1

DOUTORADO em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana (modelo interpretativo de aquisição/ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira com base no pensamento complexo, 2006; MESTRADO em Semiótica e Lingüística Geral (Aquisição-aprendizagem de línguas estrangeiras), 2001; GRADUAÇÃO em Letras (Espanhol e Português,1982, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Atualmente, é professora das disciplinas de Língua Espanhola do Depto de Letras Modernas da FFLCH/USP, área de Didática de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana e do Programa de Pós-Graduação de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: aquisição-aprendizagem, ensino de espanhol para adolescentes e adultos, educação/formação de professores de Espanhol como língua estrangeira, processamento de espanhol língua estrangeira, aspectos contrastivos entre o português brasileiro e o espanhol, recursos didáticos e Pensamento Complexo.

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6470009701752345

Mario Miguel González

image-20210219101743-2

Possui graduação em Letras (Universidad Católica de Córdoba, 1963), mestrado em Letras (Literatura Espanhola) pela Universidade de São Paulo (1970), doutorado em Letras (Literatura Espanhola) pela Universidade de São Paulo (1973) e livre-docência em Literatura Espanhola pela Universidade de São Paulo (1993). Professor Titular de Literatura Espanhola da Universidade de São Paulo desde 1996. Aposentado em 2007, continua atuando na pós-graduação na qualidade de professor sênior. Foi Chefe do Departamento de Letras Modernas da FFLCH da USP de 2004 até 2007. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Espanhola e Literatura Comparada.

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6469603683704367