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Projetos de Pesquisa

1. Fatores que afetam o processo de aquisição/aprendizagem do espanhol por parte de falantes do português brasileiro

Descrição: A partir de diferentes lugares teórico-metodológicos, desenvolvem-se estudos comparados entre o espanhol e o português brasileiro, contemplando sua heterogeneidade constitutiva – inclusive nas modalidades resultantes do contato entre ambos–, bem como análises sobre os possíveis efeitos do PB na compreensão e na produção, oral e escrita, de aprendizes de ELE.

Docentes: 
Neide Therezinha Maia González (Responsável)
María Teresa Celada
Fátima Cabral Bruno

 

2. Estudos sobre produção e compreensão do espanhol como língua estrangeira em contextos formais de ensino/aprendizagem

Descrição: A partir de diferentes bases epistemológicas, este projeto observa a produção e a compreensão de aprendizes brasileiros de ELE, descrevendo e analisando o processamento (momento em que os aprendizes manipulam os dados da língua estrangeira) e o processo (sucessão de estados ou de mudanças), em contextos de ensino formal, presencial ou à distância. Os estudos se desenvolvem em uma perspectiva contrastiva entre o espanhol e o português brasileiro.

Docentes:
Fátima Cabral Bruno (Responsável)
Mônica Ferreira Mayrink O´Kuinghttons

 

3. Ensino e aprendizagem de espanhol em contexto presencial e a distância

Descrição: Este projeto compreende estudos sobre as novas formas de ensinar e de aprender que marcam a sociedade contemporânea, com foco em questões teóricas e práticas pertinentes: a) à formação reflexiva do professor de ELE para o uso de tecnologias em contexto de ensino presencial e/ou à distância e à avaliação e produção de materiais didáticos e desenvolvimento de metodologias condizentes com esses contextos; b) ao desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno de ELE, considerando as especificidades dos dois contextos em foco.

Docentes:
Mônica Ferreira Mayrink O´Kuinghttons
Fátima Cabral Bruno

4. A cortesia verbal em espanhol. Novas abordagens pragmáticas

Descrição: Esta linha de pesquisa se propõe a dar continuidade aos estudos das manifestações da (des)cortesia nas interações verbais em espanhol, a partir das diversas linhas da Pragmática (Pragmalinguística, Pragmática sociocultural e intercultural). As reflexões sobre os aspectos da cortesia estarão centradas especialmente na formulação de Atos de Fala relacionados a ordens e pedidos, que oferecem os aspectos mais produtivos para a análise dos fenômenos linguísticos mais relevantes.

Docentes:
María Zulma Kulikowski (Responsável)
Neide T. Maia González

 

5. Língua(s), discurso, espaço(s) - Ênfase nos processos de identificação e nos discursos sobre a língua

Descrição: Considerando, nos espaços de enunciação, o funcionamento do político, da historicidade e da relação com a alteridade, o objetivo é, de um lado, abordar a análise de processos de identificação, explorando a possibilidade de detectar movimentos de subjetivação/dessubjetivação. E, de outro, analisar práticas discursivas, focalizando como a produção de instrumentos linguísticos significa as línguas e seus sujeitos.

Docentes:
María Teresa Celada (Responsável)
Adrián Pablo Fanjul

 

6. Linguagem e Práticas Sociais no Ensino/Aprendizagem de Espanhol no Brasil em Contextos Diversos

Descrição: Sempre partindo da ideia de que as práticas de ensino/aprendizagem de uma língua funcionam como contexto de um processo de inscrição por parte de um sujeito da linguagem na ordem do funcionamento no caso, do espanhol por sujeitos que habitam o espaço brasileiro, o objeto principal é abordar aspectos e instrumentos relativos a essas práticas em sua relação com o referido processo.

Docentes:
María Teresa Celada (Responsável)
Adrián Pablo Fanjul
Neide T. Maia González

 

7. Gestos glotopolíticos, legislação e direitos linguísticos

Descrição: Considerando que cabe à Glotopolítica o estudo de intervenções de vários tipos no espaço público das línguas e linguagens, o objetivo deste projeto é analisar os processos de produção e os efeitos da legislação linguística nos espaços de enunciação em que a língua espanhola circula, em contato e em conflito com outras línguas. Pretende-se tornar visíveis as determinações que incidem sobre as relações de línguas em espaços de enunciação delimitados, a partir da observação de textualidades jurídicas e legislativas que se vinculam à questão dos direitos de comunidades linguisticamente marginalizadas.

Docentes:
Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues (Responsavel)
María Teresa Celada

 

Atualizado em 16/03/2017