Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Projetos de Pesquisa

1. Poéticas ibero-americanas contemporâneas: literatura e arte na modernidade

Descrição: estudo das propostas estéticas e literárias de escritores ibero-americanos contemporâneos e suas relações com as demais formas artísticas, a fim de pensar o estatuto da literatura e da arte, na modernidade em diálogo crítico com processos sócio históricos e políticos dos séculos XX e XXI.

Docentes
Margareth dos Santos (Responsável)
Valéria De Marco

2. Relações entre violência de Estado e produção literária e cultural no contexto ibero-americano

Descrição: Estudo de obras literárias, cinematográficas, gráficas e pictóricas em cujas formas se inscreve a incidência das práticas de violência de Estado, seja através de banimento de escritores e artistas, da censura sobre suas produções ou de políticas oficiais de financiamento e circulação da cultura. O projeto contempla tanto pesquisas dedicadas a um único autor como as que adotam o exercício comparatista no âmbito da produção cultural ibero-americana.

Docentes
Valéria De Marco (Responsável)
Margareth dos Santos

3. Textos, intertextos e recepção de obras espanholas dos séculos XVI e XVII

Descrição: Estudo de diferentes formas discursivas que compõem os textos em prosa, poesia e teatro da literatura espanhola dos séculos XVI e XVII e suas relações com a consolidação dos gêneros literários e com a recepção no contexto brasileiro.

Docentes
Maria Augusta da Costa Vieira (Responsável)
Margareth dos Santos

Atualizado em 11/04/2016