Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Projetos de Pesquisa

1. Problemas estéticos na narrativa latino-americana

Descrição: Estudo das manifestações literárias latino-americanas nos diversos gêneros e movimentos estéticos representativos (romance, novela, conto e gêneros híbridos), a partir de abordagens inovadoras, envolvendo apreciações intertextuais e conceitos teóricos que repensam a literatura em contextos de conotações sempre mutantes.

Docentes
Laura Janina Hosiasson (Responsável)
Pablo Gasparini
Ana Cecilia Olmos
Jorge Schwartz

2. Nacionalismo, vanguarda e experimentação na literatura hispano-americana contemporânea

Descrição: Este projeto de investigação se propõe a recuperar o trabalho de escrituras neovanguardistas e de experimentação dos últimos cinquenta anos em Cuba e na América Latina. Para isso, estudaremos como os escritores reivindicam as zonas dissidentes do cânone literário hispano-americano; as manifestações experimentais da vanguarda internacional dos anos setenta e oitenta, assim como a projeção política dos escritores, que se posicionam contra “o nacional como medida de todas as coisas”.

Docentes
Idalia Morejón Arnaiz (Responsável)
Adriana Kanzepolsky

3. Espaços discursivos do eu e do outro. Memória, intimidade, experiência e arquivo

Descrição: A investigação indaga as diversas modalidades que adquirem as escritas articuladas em torno da memória, seja ela a memória própria, seja a memória do outro. Falamos de memória biográfica, mas também de memória textual. O projeto trabalha no entrecruzamento entre a recuperação do vivido, do dito, do escrito e o seu apagamento.

Docentes
Adriana Kanzepolsky (Responsável)
Idalia Morejón Arnaiz

4. Escrituras Interferidas na Literatura Latino-Americana Contemporânea

Descrição: Estudo da literatura latino-americana dos séculos XX e XXI a partir das relações de interferência que se estabelecem entre formas discursivas, pautas de gênero e/ou campos disciplinares (ensaio e ficção; filosofia e literatura; romance e crítica literária; ficção e história; etc).

Docentes
Ana Cecilia Olmos (Responsável)
Jorge Schwartz
Laura Janina Hosiasson

5. Literatura latino-americana e alteridade linguística

Descrição: Este projeto propõe indagar as produções literárias latino-americanas, a partir da consideração de tradições, rupturas e deslocamentos linguísticos e identitários inerentes à construção de uma língua literária. Em razão desse escopo, o projeto estimula a reflexão sobre as relações entre produção literária e processos que dizem respeito a fenômenos subjetivos e culturais de pertença/alteridade linguística.

Docentes
Pablo Gasparini (Responsável)
Ana Cecilia Olmos

Atualizado em 11/04/2016