Convocatória de candidatos a bolsas 2011 - 2º semestre - Programa de Espanhol

Prezado(a) aluno(a),
(cc. aos docentes)


A Comissão de Bolsas de Mestrado/Doutorado do Programa de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana receberá até dia  22 de agosto de 2011 (segunda-feira) a documentação de interessados em obter bolsas em nível de Mestrado e Doutorado.

A documentação será submetida a exame por essa Comissão, com a finalidade de selecionar e classificar os candidatos para eventuais concessões futuras durante o segundo semestre de 2011, a depender da existência de bolsas disponíveis. Informamos que, a partir desta nova seleção e classificação, perde o efeito a última classificação feita pela Comissão de Bolsas. Assim, os alunos classificados anteriormente e não contemplados com bolsas devem se candidatar novamente, caso ainda tenham interesse pela bolsa.

A documentação listada abaixo deve ser entregue em 4 vias na Secretaria de Pós-Graduação do Departamento de Letras Modernas, em 4 envelopes fechados, com  nome do estudante, indicação do curso em que está matriculado (Mestrado ou Doutorado) e dirigidos à Comissão de Bolsas do Programa de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana.

1.      Síntese atualizada do projeto de pesquisa contendo: 1. título do projeto; 2. objetivos e justificativa; 3. embasamento teórico-conceitual e metodologia, 4. cronograma; 5. bibliografia de referência do projeto (se considerarem pertinente, também levantamento bibliográfico, num item separado da bibliografia de referência do projeto). A síntese do projeto deve ter no mínimo 8 e no máximo 10 páginas para os conteúdos de 1 a 4 (máximo de 10 páginas, sem contar com a bibliografia).

2.    Carta de recomendação/aval do/a orientador/a.

3.     Ficha do Aluno impressa a partir do sistema Janus.  https://janus.usp.br/

4.     Impressão do Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/

Solicitamos que, uma vez entregue a documentação, o/a candidato/a envie também um e-mail notificando a entrega, para os seguintes endereços: heloisacintrao@yahoo.com.br, dlm@usp.br.

IMPORTANTE: De acordo com os últimos esclarecimentos da Capes com respeito à portaria que permite acúmulo de bolsa e vínculo empregatício, o vínculo empregatício não pode ser anterior à bolsa. A portaria teria tido em vista aqueles estudantes que,  já sendo bolsistas, pelo desenvolvimento acadêmico indicam ter condições de acumular vínculo e bolsa,sem prejuízo do andamento da pesquisa, segundo apreciação do orientador/da orientadora. Os estudantes com vínculo empregatício prévio que queiram se candidatar a uma bolsa devem estar cientes de que a concessão de bolsa estará sujeita a que abram mão do vínculo. (Anexamos a entrevista mais recente do Presidente da Capes a esse respeito, disponível no link abaixo)

http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/4551-entrevista-com-o-presidente-da-capes

Atenciosamente,

Heloísa Cintrão
Pela Comissão Coordenadora do Programa
e Comissão de Bolsas