Linhas de pesquisa

Linhas de pesquisa – Mestrado e Doutorado

 

Estudos tradutológicos, comparados e de processos interculturais

Aborda as teorias e práticas de tradução espanhol-português e/ou compara o funcionamento linguístico e discursivo nas formações sócio-históricas relacionadas a essas duas línguas. Também desenvolve pesquisas sobre ensino-aprendizagem de tradução no par linguístico português-espanhol de uma perspectiva cognitiva e realiza estudos descritivos baseados em corpora de tradução português-espanhol, envolvendo textos literários e textos multimodais, como quadrinhos e canções.

 

Estudos sobre funcionamento linguístico, aquisição, ensino e aprendizagem

Analisa e descreve, a partir de diferentes perspectivas teóricas, o funcionamento da língua espanhola; os processos de aquisição, ensino e aprendizagem dessa língua por falantes do português; os processos relativos ao ensino da tradução e ao desenvolvimento das competências do tradutor; desenvolve pesquisas relacionadas à descrição do funcionamento linguístico/discursivo da língua espanhola, além de investigações dedicadas à comparação do funcionamento dessa língua com o português brasileiro e realiza estudos concernentes às metodologias e didáticas de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira no contexto brasileiro.

 

Formas e processos na literatura espanhola

Estuda os processos de formação e consolidação dos diversos gêneros literários espanhóis, a partir de variadas perspectivas teóricas e metodológicas. Desenvolve pesquisas em torno ao vasto repertório de dois grandes núcleos de estudos: a literatura dos séculos XVI e XVII espanhóis e a literatura espanhola contemporânea. Em ambos os campos se articulam estudos de formas discursivas e problemáticas significativas desses períodos, além de contemplar as relações entre a Espanha e a América Latina.

 

Problemáticas estéticas e debates críticos na literatura latino-americana

Estuda processos e problemáticas literárias e teóricas dentro do complexo imaginário territorial, cultural e histórico da Literatura Latino-Americana. Foca sua pesquisa na contemporaneidade, a partir de eixos tais como memória, arquivo, experimentação e remodelações-impugnações do cânone. Desenvolve também estudos sobre a escrita ensaística e sobre as relações entre literatura e alteridade linguística. O seu campo de reflexão inclui, por outro lado, as problemáticas estéticas relevantes para esta literatura ao longo de sua história.

 

Projetos vinculados à linha