Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Linhas de Pesquisa

Os Programas de Pós-Graduação se organizam em Linhas e Projetos de Pesquisa. Segundo o manual da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), agência que subsidia o Ministério da Educação na formulação das políticas de pós-graduação:

Uma Linha de Pesquisa é definida como um domínio ou núcleo temático da atividade de pesquisa do Programa, que encerra o desenvolvimento sistemático de trabalhos com objetos ou metodologias comuns.

Um Projeto é entendido como uma atividade de pesquisa, desenvolvimento ou extensão realizada sobre tema ou objeto específico, com objetivos, metodologia e duração definidos, e desenvolvida individualmente por um pesquisador ou, conjuntamente, por uma equipe de pesquisadores.

 

LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA E LITERATURAS ESPANHOLA E HISPANO-AMERICANA

 

1: Estudos tradutológicos, comparados e de processos interculturais

Descrição: Estudos que abordam as teorias e práticas de tradução espanhol-português e/ou comparam o funcionamento linguístico e discursivo nas formações sócio históricas relacionadas a essas duas línguas.
(clique aqui para ver os projetos de pesquisa vinculados)

 

2: Estudos sobre funcionamento linguístico, aquisição, ensino e aprendizagem

Descrição: Análise e descrição, a partir de diferentes perspectivas teóricas, do funcionamento da língua espanhola; dos processos de aquisição, ensino e aprendizagem dessa língua por falantes do português; dos processos relativos ao ensino da tradução e ao desenvolvimento das competências do tradutor.
(clique aqui para ver os projetos de pesquisa vinculados)

 

3: Formas e processos na literatura espanhola

Descrição: Estudo dos processos de formação e consolidação dos diversos gêneros literários espanhóis, a partir de variadas perspectivas teóricas e metodológicas.
(clique aqui para ver os projetos de pesquisa vinculados)

 

4: Problemáticas estéticas e debates críticos na literatura latino-americana

Descrição: Estudo de processos e problemáticas literários e teóricos dentro do complexo imaginário territorial, cultural e histórico da Literatura Latino-Americana.
(clique aqui para ver os projetos de pesquisa vinculados)

Atualizado em 08/04/2016