Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Imagem

Apresentação

A área de Italiano tem por objetivos principais formar profissionais capacitados em Língua e Literatura Italiana, que possam atuar tanto no ensino fundamental e médio, quanto em editoras, empresas, mídia etc. O conhecimento da língua italiana, aliado à competência intercultural, pode se revelar um critério diferencial para a colocação profissional, ainda mais em um país que com a Itália e sua cultura tem laços históricos, como é o caso do Brasil. Também a tradução vem ganhando cada vez mais destaque, e a área de Italiano oferece ensino básico de tradução como disciplina optativa desde 2001. O estudo do italiano tem se revelado interessante também para profissionais da área do Direito, das Ciências Sociais, da Arquitetura, Design e História da Arte.

Os alunos de graduação que desejam realizar uma pesquisa sob a orientação de um docente podem optar por realizar um TGI (Trabalho de Graduação Individual) ou uma Iniciação Científica, com ou sem bolsa de estudos.

Os graduados que desejam prosseguir seus estudos visando à carreira acadêmica, podem concorrer a uma vaga para a Pós-Graduação.

A graduação em Língua e Literatura Italiana se conclui com o Bacharelado ou com o Bacharelado e Licenciatura. Quem deseja atuar como professor do ensino fundamental ou médio precisa cursar as disciplinas de licenciatura oferecidas pela área.

O curso de bacharelado ou bacharelado e licenciatura tem duração de dez semestres, sendo que os dois primeiros constituem o Ciclo Básico, composto por disciplinas de Linguística, Introdução aos Estudos Literários, Introdução aos Estudos Clássicos e Língua Portuguesa, além de disciplinas optativas.

Ao final do primeiro ano, o aluno opta por uma habilitação ou por dupla habilitação. Os alunos com habilitação em italiano deverão cursar um total de 178 créditos (dos quais pelos menos 74 são constituídos de disciplinas obrigatórias e optativas de Língua e Literatura Italiana). Os alunos com habilitação dupla em Português e Italiano deverão cursar 185 créditos.