Instruções Gerais:

Serão abertas entre 10 e 16 de agosto as inscrições para o Processo Seletivo, vagas para Mestrado/Doutorado,  junto aos Programas de Pós-Graduação, do Departamento de Letras Modernas, clique no nome do programa para fazer a inscrição, mas antes leiam as instruções abaixo:

- Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
- Letras Estrangeiras e Tradução (abrirá vagas só em março de 2021)

- Língua e Literatura Alemã
- Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana
- Língua, Literatura e Cultura Italianas

As inscrições para o ingresso na pós-graduação acontecem duas vezes ao ano, em março e em agosto. Todas as informações sobre o processo podem ser obtidas no Departamento de Letras Modernas pelo site http://dlm.fflch.usp.br/, ou junto ao Serviço de Pós-Graduação da FFLCH  no link  http://pos.fflch.usp.br/processo-seletivo-para-ingresso-no-mestrado-ou-doutorado

• Antes de iniciar o processo de inscrição leia atentamente o edital do programa de interesse no final da página;

• Gere o boleto de inscrição através do link "Boleto de Inscrição". Após feito o pagamento, gere um arquivo em formato PDF do comprovante.  Você precisará dele para fazer sua inscrição;

• Sobre Isenção da Taxa de inscrição: Os pedidos devem ser inseridos no formulário de inscrição, no lugar do comprovante da taxa pagamento. (Leia aqui)

• Aos candidatos que não possuem CPF: A informação de que é possível fazer a inscrição do CPF online, inclusive sendo estrangeiro através dos links da Receita Federal, e para acesso aos formulários de inscrição, tanto de brasileiros, quanto de estrangeiros. O número do CPF é fornecido imediatamente. De acordo com a Receita, o serviço é gratuito:

Link para formulário de inscrição no CPF para brasileiro:

Link para formulário de inscrição no CPF para estrangeiro:
  •  [Atenção]: os estrangeiros que não consigam gerar o CPF, devem digitar nesse campo 11 vezes o número 9 (99999999999)
  • Todos os documentos exigidos e elencados no edital deverão ser incluídos digitalmente através de arquivos em formato PDF, não serão aceitos documentos fotografados. Antes de iniciar a inscrição tenha disponíveis todos os arquivos. Acesse o edital através do menu "Editais" à esquerda para saber qual é a documentação necessária. Não é necessário entregar os documentos pessoalmente;

• O arquivo em formato pdf do diploma deve conter duas página (frente e verso) no mesmo arquivo. Em cada página do arquivo deve conter uma face do documento, como no modelo que pode ser visualizado (clique aqui)

• Para candidatos ao Mestrado, o Diploma de Graduação: Termo de Compromisso, pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até  o último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes, (arquivo  no final da página).

• Para candidatos que estiverem concluindo o curso de Mestrado fora da USP, deverão entregar, junto com a inscrição o modelo de declaração(arquivo  no final da página)

• Para candidatos com Diploma de Mestre obtidos em Universidades estrangeiras, e que dependem de Reconhecimento do Diploma de Mestrado ou Equivalência de Título de Mestre (para saber a diferença clique aqui)

• Todos os campos do formulário de inscrição deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, de acordo ao seu curso escolhido;

• Antes de finalizar sua inscrição faça uma revisão de todos os campos do formulário a fim de que nenhuma informação ou documento fique faltante. O formulário de inscrição está configurado para não permitir mais de uma inscrição no mesmo programa para o mesmo candidato.

• Todas as informações solicitadas no formulário de inscrição são importantes e obrigatórias, principalmente o e-mail, pois é através dele que o candidato receberá a confirmação da realização da sua inscrição. Se o campo de e-mail for digitado incorretamente o candidato não receberá a confirmação, o que poderá lhe causar prejuízo durante o processo seletivo. Fique atento.

• Após a leitura atenta do edital correspondente ao programa de interesse e após feita a digitalização em formato PDF da documentação exigida clique no botão "Inscreva-se" abaixo para efetuar a sua inscrição.

• As informações aqui fornecidas são de total responsabilidade do candidato, estando o mesmo ciente de que a falta de algum documento ou a inveracidade de alguma informação acarretará no indeferimento de sua inscrição, estando assim impossibilitado de dar prosseguimento no processo de seleção.

• Se a documentação não estiver de acordo a inscrição será cancelada, e o candidato será avisado por e-mail.

• Os programas de Língua e Literatura Alemã, Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, Língua, Literatura e Cultura Italianas realizam seleção semestralmente, os programas de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês e o Letras Estrangeiras e Tradução (PPG Letra, é a junção dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos Literários e Tradutológicos em Francês, Estudos Judaicos e Árabes, Literatura e Cultura Russa e Estudos da Tradução) (Abrirá vagas anualmente).

Clique no nome do programa desejado para visualizar o respectivo Edital de ingresso:

Estudos Linguísticos e Literários em Inglês

Letras Estrangeiras e Tradução  (Abrirá vagas só em março de 2021)
PPG LETRA, é a fusão dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos Literários e Tradutológicos em Francês, Estudos Judaicos e Árabes, Literatura e Cultura Russa e Estudos da Tradução

Língua e Literatura Alemã

Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana