Laboratório do Manuscrito Literário

História do Labo

ImagemA linha de pesquisa intitulada "O Manuscrito Literário" que deu origem ao Laboratório do Manuscrito Literário, o Labô, decorre da fundação da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética em 1985 (que mantém junto com a Área de Francês a revista Manuscrítica (http://www.revistas.fflch.usp.br/manuscritica).  Os orientandos sob a direção de Philippe Willemart pesquisavam assuntos nesta linha.  Em 1997, uma orientanda Conceição Bento propus reuniões mensais com todos os orientandos. A partir desta iniciativa, se iniciou uma verdadeira escola doutoral na qual  leituras de textos psicanalíticos e críticos nutriam  os debates todo mês e consolidavam a coesão do grupo. O Labô formou pesquisadores, concursados em Universidades Federais e Estaduais, Élide Valarini Oliver, Department of Spanish and Portuguese. University of California at Santa Barbara (2001), Lourival de Holanda Barros na Universidade Federal de Pernambuco (1996), José Alexandrino Filho na Universidade Federal da Paraiba (1993), Roberto Zular na USP (2002), Claudia C. A. Pino na USP (2002), Verônica Galindez Jorge na USP (2004), Guilherme Ignácio da Silva na Universidade Federal de São Paulo (2006), Alexandre Bebiano na USP (2009), Conceição Bento na Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha, Mucuri - Diamantina (2010), Carla Cavalcanti e Silva na UNESP-Assis (2010), Cristiane Grando na Universidade Federal da Integração Latino Americana, UNILA (2014), Cristiana Vieira na Universidade Federal da Integração Latino Americana, UNILA (2014), Samira Murad na Universidade Federal do ABC (2015).

Em 2016, Philippe Willemart, dedicado a outros projetos, passou a coordenação para Alexandre Bebiano de Almeida. O grupo continua reunindo pesquisadores sob a orientação ou supervisão dos coordenadores que trabalham com a crítica genética ou com as relações entre literatura e psicanálise.  As reuniões mensais abertas a pesquisadores interessados,  debatem as pesquisas dos membros, textos de crítica literária e  de psicanálise.

Coordenador Científico
Dr. Alexandre Bebiano de Almeida - bebiano.alexandre@gmail.com
A correspondência em Proust

Vice-Coordenador Científico