Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Laboratório do Manuscrito Literário

História do Labo

ImagemA linha de pesquisa intitulada "O Manuscrito Literário" que deu origem ao Laboratório do Manuscrito Literário, o Labô, decorre da fundação da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética em 1985 (que mantém junto com a Área de Francês a revista Manuscrítica (http://www.revistas.fflch.usp.br/manuscritica).  Os orientandos sob a direção de Philippe Willemart pesquisavam assuntos nesta linha.  Em 1997, uma orientanda Conceição Bento propus reuniões mensais com todos os orientandos. A partir desta iniciativa, se iniciou uma verdadeira escola doutoral na qual  leituras de textos psicanalíticos e críticos nutriam  os debates todo mês e consolidavam a coesão do grupo. O Labô formou pesquisadores, concursados em Universidades Federais e Estaduais, Élide Valarini Oliver, Department of Spanish and Portuguese. University of California at Santa Barbara (2001), Lourival de Holanda Barros na Universidade Federal de Pernambuco (1996), José Alexandrino Filho na Universidade Federal da Paraiba (1993), Roberto Zular na USP (2002), Claudia C. A. Pino na USP (2002), Verônica Galindez Jorge na USP (2004), Guilherme Ignácio da Silva na Universidade Federal de São Paulo (2006), Alexandre Bebiano na USP (2009), Conceição Bento na Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha, Mucuri - Diamantina (2010), Carla Cavalcanti e Silva na UNESP-Assis (2010), Cristiane Grando na Universidade Federal da Integração Latino Americana, UNILA (2014), Cristiana Vieira na Universidade Federal da Integração Latino Americana, UNILA (2014), Samira Murad na Universidade Federal do ABC (2015).

Em 2016, Philippe Willemart, dedicado a outros projetos, passou a coordenação para Alexandre Bebiano de Almeida. O grupo continua reunindo pesquisadores sob a orientação ou supervisão dos coordenadores que trabalham com a crítica genética ou com as relações entre literatura e psicanálise.  As reuniões mensais abertas a pesquisadores interessados,  debatem as pesquisas dos membros, textos de crítica literária e  de psicanálise.

 

Coordenador Científico
Dr. Alexandre Bebiano de Almeida - bebiano.alexandre@gmail.com 
A correspondência em Proust

Vice-Coordenador Científico
Dr. Philippe Willemart - plmgwill@usp.br 
A crítica genética em Flaubert, Proust e Bauchau

 

Membros

Dra.Maria Ignez Mena Barreto - mariaignez.mb@gmail.com    Les manuscrits de Stendhal  Pós-doc FAPESP

Dra. Lúcia Ribeiro. Escritura e gênese do estilo de Flaubert ribeirolucia@hotmail.com  Pós-doc FAPESP

Dra.Rosie Mehoudar - mehoudar@usp.br  “Igitur” de Mallarmé  Pós-doc CAPES

Dra.Samira Murad - samira.murad@gmail.com  La lecture chez Proust - Les cahiers 15 et 16 Pós-doc

Dr.João Gonçalves V. Leandro - vilelaleandro@hotmail.com - Proust (lit et psycha) Pós-doc

Dr.Yuri Cerqueira - yuricer87@hotmail.com  Proust et la presse de la Belle époque  

Caio Leal  Messias L’enfant bleu de Bauchau. caio_leal@yahoo.com.br. Doutorado direto Capes

Vivian Morizono: vivian.morizono@usp.br  Os salões da “Belle Époque” nas crônicas sociais de Marcel Proust e João do Rio. Mestrado

Fillipe Mauro: fillipe.mauro@gmail.com Littérature comparée (Jorge Andrade) Realidade  Fapesp Mestrado

Convidada

Dra.Maria Luiza Berwanger (UFRG) : ), marialuizasbrwanger@gmail.com  : Proust