CHAMADA PARA A REVISTA CRIAÇÃO & CRÍTICA N. 15

Área/Programa de Pós-Graduação
Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês
Texto, Tecido, Tessitura - A moda e as roupas em literatura

A palavra “texto" tem na sua origem etimológica o “tecido”, o “entrelaçamento”, formato de relações e construções que produzem sua “textura”. Essa aproximação é potencializada se pensamos, por outro lado, o texto literário.
A roupa parece já de saída um signo a ser decifrado pela literatura. A vestimenta é, por exemplo, um traço essencial na construção de diversos personagens: Lazarillo de Tormes, Gato de Botas, Barry Lyndon, Rastignac, Dorian Gray, Charles Swann… A maneira de se vestir interfere na dinâmica de como o personagem é apreendido pelo leitor e pelo contexto no qual se insere, de forma que a literatura tende a problematizar a função da vestimenta, seu significado e seu papel tanto no contexto social representado quanto no contexto de recepção.

Na relação entre texto e tecido há ainda outras dimensões a se considerar. O tecido traz à tona a materialidade mesma da composição literária. Para o narrador de Proust, que pretende construir o seu livro “simplesmente como um vestido”, por exemplo, a roupa passa a servir de modelo estético para uma composição literária, que por sua vez é tecida como a costura, através de modelos, projetos, arremates, cortes e emendas. Tendo em mente as diversas dimensões (sociais, narrativas, genéticas e estéticas) em que podemos observar a abordagem literária do tema da moda e das roupas, chamamos para o número 15 da Revista Criação & Crítica textos científicos, criativos e ensaísticos que se proponham a abordar essa questão sob os mais diversos ângulos.

Temas propostos:

- A representação das roupas e das modas em literatura

- A costura e o tecido como metáforas da criação literária

- A moda do escritor ou como se vestir como um escritor: ethos, códigos e representações

- As roupas, o corpo e a literatura - figuração, controle e etiqueta dos corpos na moda e naliteratura

- As roupas e o teatro - relações entre texto e figurino na obra teatral

- Imprensa, moda e literatura

As contribuições devem ser enviadas através do site, de acordo com as normas da revista, até o dia 15 de agosto de 2015.

A revista aceita artigos em português, francês, espanhol e inglês.

Revista Criação & Crítica Qualis B1 ISSN: 1984-1124

Departamento de Letras Modernas - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, sala 18 - Cidade Universitária, Campus Butantã - São Paulo-SP

Telefone:+551130914077