Informações Gerais

A fim de inscrever-se para a Seleção de Ingresso no Programa de Pós Graduação em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês o candidato precisa:

1. ter definido a sua subárea de interesse (Língua, Literatura ou Tradução);
  2. ter verificado qual da subárea escolhida abriram vagas para seleção de novos orientandos (informação disponível no quadro de avisos da Pós Graduação do Departamento de Letras Modernas e no site da Pós Graduação e ter optado por um deles;
  3. ter verificado se o tema que deseja estudar em seu projeto é compatível com a Linha de Pesquisa;
  4. ter preparado versão impressa do Projeto de Pesquisa que pretende desenvolver (há orientação quanto à estrutura do Projeto no site da Pós Graduação);
  5. ter providenciado versão impressa de seu CV Lattes.

As inscrições para a seleção de novos candidatos são abertas anualmente, em agosto. A seleção é composta de três fases:

1. Exame eliminatório de proficiência em leitura e escrita em língua inglesa, obrigatório. Para o doutorado exige-se também a proficiência em outra língua estrangeira moderna além da inglesa.
  2. Prova eliminatória dissertativa de conteúdos (em português), relacionada à subárea escolhida pelo candidato: estudos lingüísticos, estudos literários ou tradução a fim de investigar o grau de familiaridade do candidato com conceitos teóricos dentro da especificidade desejada. O nível das questões, nos casos de estudos lingüísticos e de literatura, é compatível com o nível das disciplinas relacionadas oferecidas no curso de graduação. A bibliografia procura contemplar as diferentes perspectivas teóricas dentro de cada campo.
  3. Arguição sobre o projeto de pesquisa com três docentes do Programa que atuam na subárea em questão (Língua Inglesa, Literatura ou Tradução). Sempre que pertinente ou necessário, a arguição poderá ser realizada parcialmente em inglês.

Obs.: No programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês só há processo seletivo no segundo semestre de cada ano para ingresso no semestre seguinte. Isto é, haverá processo seletivo no segundo semestre de 2019 para ingresso no primeiro semestre de 2020.