Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Imagem

Objetivos

O Programa visa a desenvolver estudos aprofundados de língua, literatura e cultura italianas, sobretudo em sua interface com a língua, literatura e cultura brasileiras e a formação de especialistas em língua e literatura italiana, pesquisadores, tradutores, operadores culturais e, sobretudo, a formação de professores inclusive para o nível superior.

Historicamente, o programa dedica-se a desenvolver pesquisas sobre a língua e a cultura da imigração italiana no Brasil e ao estudo das características linguísticas e culturais da comunidade italiana em São Paulo, capital e interior. Dedica-se, também, à tradução de textos literários e de sua recepção; difusão da língua, da cultura e da literatura italianas no contexto brasileiro mediante publicações, eventos científicos, conferências e promove um ensino cada vez mais qualificado, por meio de pesquisas na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. O programa visa a contribui, também, para a divulgação da cultura brasileira e ítalo-brasileira na Itália mediante intercâmbio de docentes e alunos, publicações e conferências.

A área de concentração do Programa é LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA ITALIANAS, consideradas em suas relações com a cultura brasileira. Objetivo paralelo é o estudo da presença brasileira e ítalo-brasileira na cultura italiana.

AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DO ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Nesta linha de pesquisa estudam-se os processos de aquisição/aprendizagem do italiano por alunos brasileiros e, particularmente, questões relativas às especificidades do ensino da língua e sua utilização em diferentes contextos.

O ITALIANO FALADO E ESCRITO NO BRASIL

Nesta linha de pesquisa estudam-se as variedades do italiano falado e escrito no Brasil por meio da análise de produções orais e escritas de uma ampla tipologia de falantes nativos e brasileiros.

LITERATURA E CULTURA ITALIANAS

Nesta linha de pesquisa estuda-se a presença da literatura italiana na cultura e literatura brasileiras e, vice-versa, a recepção de obras brasileiras na Itália. Além do campo estritamente literário, a linha dedica-se ao estudo das relações entre Itália e Brasil em diversas manifestações culturais e midiáticas nos dois países.