Últimos eventos

2020

“La mappatura del testo centrata sugli studenti” – org. Elisabetta Santoro; Ministrante: Paolo Torresan (Universidade Federal Fluminense). (27/03/2020). *Nova data a definir*

“Percorsi e potenzialità della Linguistica dei corpora nella classe di italiano: riflessioni su una ricerca empirica"–  org. Elisabetta Santoro; Ministrante: Graziele Altino Frangiotti (Universidade Federal de Santa Catarina). (26/03/2020).*Nova data a definir*

“Territorio e gestione dell’Italia contemporanea” – org. Roberta Ferroni; ministrante: Teresa Isenburg (13/03/2020). *Nova data a definir*

“Pirandello, Savinio, Malaparte,Celati: prosadores do novecento italiano"– org. Lucia Watagin, Patricia Peterle, Aislan Camargo Maciera, Andrea Santurbano; ministrante: Lucia Watagin, Patricia Peterle, Aislan Camargo Maciera, Andrea Santurbano (10/03/2020)

“Vale a pena pagar esse mico? Abordando expressões idiomáticas e convencionais em português e italiano” –  org. Angela M T Zucchi; Ministrante: Lucia Fulgêncio (UFMG). (05/03/2020).

2019

V Jornada de Estudos em Pragmática: "A Pragmática em diálogo com outras áreas da Linguística" – orgs. Elisabetta Santoro, Luiz Antonio da Silva e Maria Zulma Kulikowski (12 e 13/08).

"La Questione della Lingua: testi per l'insegnamento della lingua italiana a stranieri" – org. Roberta Ferroni; ministrante: Sergio Romanelli (UFSC) (09/08).

"O 'amor cortês' na poesia medieval: Arnaut Daniel e Dante Alighieri no XXVI canto do Purgatório" – org. Maria Cecilia Casini; ministrante: Maria Cecilia Casini (27 de junho).

"Pianista di terza classe ma primo gastronomo dell'universo!" - Um encontro sobre a música e a cozinha de Gioachino Rossini – orgs. Maria Cecilia Casini e Isabella Magalhães Callia (doutoranda do Programa); ministrantes: Maria Cecilia Casini e Isabella Magalhães Callia (11 de junho).

Roda de conversa sobre o livro "Italiano a portata di mano" – org. Fernanda Ortale; ministrante: Fernanda Pereira da Cruz (autora do livro) (31 de maio).

Apresentação do livro de Matteo Gennari: "Favelado - Quaranta racconti da Rio de Janeiro" – org. Maria Cecilia Casini; ministrante: Matteo Gennari (23 de maio).

"Storia e persecuzione degli ebrei nell'Italia fascista" – orgs. Istituto Italiano di Cultura e Elisabetta Santoro; ministrante: Michele Sarfatti (20 de maio).

"O conceito de agudeza nas letras espanholas e italianas: Baltasar Gracián e Emanuele Tesauro" – org. Maria Cecilia Casini; ministrantes: Maria Cecilia Casini e Gustavo Borghi (Doutorando em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana) (16 de maio).

"La Fiera di Bologna e i percorsi della letteratura infantile italiana oggi" – orgs. Istituto Italiano di Cultura e Elisabetta Santoro; ministrante: Elena Pasoli (6 de maio).

"Estudos sobre a língua falada: 'Interações verbais, prosódia e aquisição: italiano e outras línguas'" – org. Elisabetta Santoro; ministrante: Barbara Gili Fivela (Università del Salento) (08 a 11 de abril).

CampusLAB USP: "Corso di aggiornamento per insegnanti d'italiano" – orgs. Campus Magnolie, Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Italianas e Área de Língua e Literatura Italiana; ministrantes: prof. Daniele Donati e Matteo Petracci (UNICAM) (05 de abril).

"Memórias de mercadores na Florença comunal da baixa Idade Média: os Livros de Família e as 'Ricordanze' de Leonardo di Bartolino Salimbeni" – orgs. Maria Cecilia Casini e Cosimo Bartolini (doutorando do Programa) (04 de abril).

Segunda Jornada de Estudos do Grupo de Pesquisa A aquisição de marcadores discursivos na fala dialógica de aprendizes de italiano LE (FAPESP, 2016/08917-9): “Ma dai: banco de dados sobre a aquisição dos marcadores discursivos em italiano língua estrangeira” – orgs. Roberta Ferroni, Fabricio Soares (graduando) e Gabriel Ortiz (graduando) (29 de março).

"In holocausto il core: a obra de Sara Copia Sullam" – org. Maria Cecilia Casini; ministrantes: Maria Cecilia Casini e Valentina Cantori (Pós-Doutoranda em Estudos Judaicos e Árabes) (14 de março).

Encontro "A tradução de Afonso X do Livro da Escada de Maomé como fonte da Divina Comédia" – org. Maria Cecilia Casini; ministrantes: Maria Cecilia Casini e Fernanda Mendes (Doutoranda em Estudos Literários, Culturais e Interatísticos pela Universidade do Porto) (13 de fevereiro).

Mais informações sobre eventos podem ser encontradas na página da Monitoria de Italiano FFLCH - USP no Facebook.