Maria Augusta da Costa Vieira

Maria Augusta da Costa Vieira é Professora Titular da Literatura Espanhola junto ao Departamento de Letras Modernas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e pesquisadora do CNPq. Iniciou suas atividades de docência na Universidade de São Paulo em 1977, sendo que em 1985 concluiu o mestrado, em 1994, o doutorado, em 2008, a livre-docência e em 2014 prestou concurso para professora titular. Seu campo de pesquisa concentra-se nos séculos XVI e XVII da literatura espanhola e, em particular, na obra de Miguel de Cervantes. Coordena o grupo de pesquisa Cervantes: poética, retórica e formas discursivas na Espanha dos séculos XVI e XVII (CNPq). Tem artigos publicados em periódicos especializados, anais de eventos e diversos capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Publicou, em 1998, O dito pelo não dito: paradoxos de dom Quixote (Edusp/Fapesp). Por ocasião das comemorações dos 400 anos da publicação da primeira parte do Dom Quixote organizou um livro que reúne estudos críticos de autores de diversos países intitulado Dom Quixote: a letra e os caminhos (2006, finalista do Premio Jabuti) e, paralelamente, organizou um Simpósio Internacional sobre a obra de Cervantes (setembro de 2005). Em 2012 publicou A narrativa engenhosa de Miguel de Cervantes: estudos cervantinos e recepção do Quixote no Brasil (Edusp/Fapesp, Premio Jabuti 2013, categoria Teoria e Crítica Literária). Do ponto de vista do engajamento institucional, além de diversas outras atividades, de 2009 a 2011 e de 2011 a 2013 assumiu a chefia do Departamento de Letras Modernas. Orienta pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado e supervisiona projetos de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. Proferiu palestras e conferências em diversos países (Alemanha, Argentina, Uruguai, Espanha, Polônia, Índia, Costa Rica, México, entre outros) e em diversas instituições brasileiras. De 2002 a 2007 foi membro da Diretoria da Asociación Internacional de Hispanistas e de 2009 a 2015 foi membro da Diretoria da Asociación de Cervantistas. Em 2015 organizou o IX CINDAC - Congreso Internacional de la Asociación de Cervantistas - sediado na Universidade de São Paulo; congesso que, pela primeira vez, foi realizado em solo americano. Em 2016 foi reeleita para a diretoria da Asociación Internacional de Hispanistas e no mesmo ano foi nomeada "Miembro Correspondiente Extranjero de la Real Academia Española".

Titulação

Professora Titular.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Título: Estudos Cervantinos e Recepção do Quixote no Brasil, Ano de obtenção: 2008.

Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo em 1975;

Especialização: “Curso Hispano-Brasileño de Lengua y Literatura Española” oferecido pelo Instituto de Cultura Hispánica de Madrid (1976); e “Curso Superior de Filología Española” oferecido pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (1976);

Mestrado: O dito pelo não dito: Dom Quixote no palácio dos Duques – Universidade de São Paulo, 1985;

Doutorado: Obliquidades do engenhoso cavaleiro Dom Quixote: auto-referencialidade textual e construção da personagem – Universidade de São Paulo, 1993

Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em que atua

A literatura espanhola da Idade Média ao século XVII (Projetos: “Questões de ética e estética na narrativa cervantina” e “A literatura espanhola na Espanha dos Áustrias”);

Estudos comparados das produções culturais ibero-americanas (Projeto: “Reescrituras cervantinas: projeções de Dom Quixote na literatura brasileira”)

Estudos e práticas em tradução (Projeto: “Tradução de textos literários espanhóis dos séculos XVI e XVII”)

Projeto(s) pessoal(ais) de pesquisa em andamento

Imbricações entre ética e estética: estudo analítico das Novelas Exemplares de Miguel de Cervantes.

Livros publicados

O dito pelo não dito: paradoxos de DOM QUIXOTE. São Paulo: EDUSP/ FAPESP, 1998. ISBN 85-314-0435-5.

Outras informações

Pesquisadora Nível 2 A do CNPq. Publicação de vários artigos em coletâneas, Revistas Especializadas e Anais de Congressos, nacionais e internacionais. Membro da diretoria da "Asociación Internacional de Hispanistas".

(11) 3091-4503 (chefia)
mavieira@usp.br