Jornada da Língua Alemã 2019

Convidamos para a Jornada da Língua Alemã 2019, que será realizada nos dias 15 a 17 de maio de 2019, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP - São Paulo.

As Jornadas da Língua Alemã têm como objetivo a divulgação de pesquisas realizadas nas áreas de Língua e Linguística Alemã, bem como a promoção do intercâmbio acadêmico entre pesquisadores de diferentes instituições.

Serão aceitos trabalhos referentes às seguintes áreas temáticas:

- Linguística aplicada;

- Linguística contrastiva;

- Ensino e aprendizagem do alemão como língua estrangeira (DaF);

- Tradução;

- Estudos (inter)culturais.

Seminários:

• Partículas modais no contexto do seu uso multimodal: uma análise cognitiva e comparativa de uma aula de ALE” – Profa. Dra. Ulrike Schöder (UFMG)
  • “Análise de Livros Didáticos de ALE sob a perspectiva da Análise do Discurso” – Profa. Dra. Poliana Arantes (UERJ)
  • “Teilhabe an zielsprachlichen Diskursen durch partizipationsorientierte Aufgaben“ (Aula aberta) - Profa. Dra. Dörthe Uphoff (USP) e Mariana Kuntz de Andrade e Silva (Doutoranda USP).
  • “O papel da autonomia na aprendizagem de alemão como língua estrangeira: uma interpretação sociocultural em contexto brasileiro” – Prof. Dr. José Simões (USP)
  • “Was sind eigentlich Modalpartikeln?: reflexões e sugestões para o ensino de elementos modais em ALE” – Profa. Dra. Marceli Aquino (USP)

Mesa redonda:

• “Possibilidade de carreira para o estudante de alemão: experiências de profissionais em diferentes áreas de atuação” – Coordenador: Prof. Dr. Sandro Figueredo (USP).
  • “Informationsrunde: Estudar na Alemanha” – DAAD.

Workshops (mediante a inscrição):

1.    “Höflichkeit und Face in interkultureller Kommunikation” – Profa. Dra. Ulrike Schöder (UFMG). (20 vagas)

2.     “Oficina de análise de materiais didáticos de ALE:  pressupostos de aprendizagem” – Profa. Dra. Poliana Arantes (UERJ). (20 vagas)

3.     “Oficina de tradução literária do alemão para o português” – Profa. Dra. Magdalena Nowinska (USP). (20 vagas)

4.  “Essen, schlemmen, ernähren, schlickern, gönnen, schmausen, snacken, knabbern: Essgewohnheiten, Rezepte und Vorlieben“ – Profa. Sina Spiekermeier (USP- DAAD). (20 vagas).

Das inscrições:

Interessados em participar do evento com apresentação de comunicação e/ou se inscrever para Workshops devem entrar em: https://goo.gl/forms/cdtVfS4tq9hrh7WW2

Apresentação com duração de 20 minutos. O resumo deve conter de 100 - 200 palavras em alemão, português ou inglês.

Prazo de submissão dos trabalhos e inscrição em Workshops:  06 de abril de 2019.

Programação:

Dúvidas: marceli.c.aquino@usp.br

Organização:

Profa. Dra. Marceli Cherchiglia Aquino

Prof. Dr. José da Silva Simões

Data do Evento:
qua, 15/05/2019 - 09:00 - sex, 17/05/2019 - 22:00
Local:
Edifício de Letras, Cidade Universitária, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo (Metrô Linha amarela até Butantã, Ônibus USP Circular Linha 8012-10 até FFLCH/Mindlin)
Área/Programa de Pós-Graduação:
Língua e Literatura Alemã