Walkyria Maria Monte Mor

Telefone do Gabinete
(55)(11)3091-5052
wmm@usp.br

Possui graduação em Letras Inglês-Português, mestrado em Filosofia da Educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e doutorado em Linguagem e Educação (Universidade de São Paulo). É professora Livre-Docente da Universidade de São Paulo, professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Manitoba (Canadá). Co-coordena o Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (2015-2020) e co-coordenou o Projeto Nacional de Formação de Professores "Novos letramentos, multiletramentos e línguas estrangeiras" (2009-2015), cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Co-coordena o Projeto Piloto Knowledge Exchange and Research Proposal: Literacies and Languages in Teacher Education, Universidade de São Paulo, Brasil e Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, EUA – (Projeto Piloto USP-UIUC). Suas pesquisas recentes concentram-se em Linguagem e Educação, Letramentos (Novos Letramentos, Multiletramentos, Letramentos Críticos, Letramento Digital), Crítica e Construção de Sentidos, Pedagogia Crítica, Formação de Professores.

Algumas publicações

Livros

JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z.; MONTE MOR, W. (Eds) Letramentos em Prática na Formação Inicial de Professores de Inglês. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018, v.1. p.380.

PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MOR, W. (Eds) Perspectivas críticas de Educação Linguística no Brasil - Trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra - Parábola Editorial, 2018, v.1. p.280. (Online and Printed)

TAKAKI, N. H.; MONTE MOR, W. (Eds) Construções de Sentido e Letramento Digital Crítico na Área de Línguas/Linguagens. Campinas: Pontes, 2017, v.1. p.293.

MONTE MÓR, W. Caderno de Orientações Didáticas para EJA: Línguas Estrangeiras (Teaching Guidelines for the Education of Youth and Adults) 1a ed. São Paulo: SME, 2010. v. 1. 146p.

Artigos

MONTE MOR, W.; Santos, A.S.  Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade – Uma entrevista com Walkyria Maria Monte Mor. Práticas discursivas e concepção/ensino-aprendizagem de língua(s) na contemporaneidade. Revista Eventos pedagógicos, v. 10, n. 2 (2019), p. 1081-1090.

SOUZA, L. M. T. M. DE; MONTE MÓR, W. Still Critique? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.18, p.445 - 450, 2018.

MONTE MOR, W.; MORGAN, B. https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/6733/4639Between Conformity and Critique. Developing ‘Activism’ and Active Citizenship: Dangerous Pedagogies? Interfaces Brasil/Canadá, v.14, p.16 - 35, 2014.

MONTE MOR, W. Convergência e diversidade no ensino de línguas: expandindo visões sobre a 'diferença'. Polifonia, v.21, p.234 - 253, 2014.

MONTE MOR, W. Multimodalidades e comunicação: antigas novas questões no ensino de línguas estrangeiras. Letras & Letras (UFU. Online and Printed), v.26, p.469 - 478, 2010.

MONTE MOR, W. Critical literacies, meaning making and new epistemological perspectives. Matices en Lenguas Extranjeras (Bogota, Colombia), v.02, p.01 - 18, 2009.

Capítulos

MONTE MOR, W. Formação Docente e Educação Linguística: uma perspectiva linguístico-cultural-educacional. In Magno e Silva, W; Silva, W.S; Campos, D.M. Desafios da Formação de Professores na Linguística Aplicada. Campinas-SP: Pontes Editores, 2019, p 187-208.

MONTE MOR, W. Expansão de Perspectiva e Desenvolvimento do Olhar: um exercício de Letramento Crítico In: Linguística Aplicada Para Além das Fronteiras.1 ed. Campinas, SP: Pontes, 2018, v.1, p. 299-319.

MONTE MOR, W. Letramentos críticos e expansão de perspectivas: diálogo sobre práticas. In: Letramentos em Prática na Formação Inicial de Professores de Inglês.1 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018, v.1, p. 315-335.

MONTE MOR, W. Sobre rupturas e expansão na visão de mundo: seguindo as pegadas e os rastros da formação crítica In: Pessoa, R.R.; Silvestre, V.; Monte Mor, W. Perspectivas críticas de Educação Linguística no Brasil. 1a ed. São Paulo, SP: Pá de Palavra - Parábola Editorial, 2018, v.1, p. 265-278. (Online and Printed).

MONTE MOR, W. Sociedade da Escrita e Sociedade Digital: Línguas e Linguagens em Revisão In: Construções de Sentido e Letramento Digital Crítico na Área de Línguas/Linguagens.1 ed. Campinas-SP: Pontes, 2017, v.1, p. 267-286.

MONTE MÓR, W. Learning by Design: reconstructing knowledge processes in teaching and learning practices, in B. Cope; M. Kalantzis (Eds) A Pedagogy of Multiliteracies: Learning by Design. Nova York: Palgrave Macmillan, 2015, p 186-209.

MONTE MÓR, W. The Development of Agency in a New Literacies Proposal for Teacher Education in Brazil in E. S. Junqueira e M. E. K. Buzato (orgs) New Literacies, New Agencies? A Brazilian Perspective on Mindsets, Digital Practices and Tools for Social Action In and Out of School. Nova York: Peter Lang Publishers, 2013, p 126-146.