|
Representante da Seção Brasileira do ISCAR (International Society for Cultural Activity Research) 2011-2014
Possui graduação em licenciatura port-inglês e literaturas pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada - The Penn State University (2005). Seus interesses de pesquisa envolvem aspectos do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras sob a ótica sócio-histórico cultural e da teoria da atividade de segunda e terceira gerações. Mais especificamente, o grupo de pesquisa que coordena - A perspectiva sócio-histórico cultural e da atividade e o ensino-aprendizagem de língua estrangeira - investiga o desenvolvimento cognitivo que pode ser proporcionado pela aprendizagem de uma língua estrangeira (em contextos de ensino desenvolvimental (Davydov,1988; Hedegaard, 2002) ou não) e o ensino-aprendizagem da escrita em língua estrangeira em diversos contextos institucionais, em especial da pós-graduação- orientados pelas correntes teóricas acima. |
GRUPO DE PESQUISA: A PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICO CULTURAL E DA ATIVIDADE E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA | |
Coordenadora: Profa. Dra. Marília Mendes Ferreira mmferreira@usp.br Descrição: O grupo de pesquisa A Perspectiva Sócio-Histórico Cultural e da Atividade e o Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira investiga o desenvolvimento cognitivo que pode ser proporcionado pela aprendizagem de uma língua estrangeira (em contextos de ensino desenvolvimental (Davydov,1988; Hedegaard, 2002) ou não) e o ensino-aprendizagem da escrita em língua estrangeira em diversos contextos institucionais, em especial da pós-graduação- orientados pelas correntes teóricas acima. O grupo se reúne mensalmente para discussão de textos teóricos e dados de pesquisa. |
fonte: http://p3.img.cctvpic.com/20120327/images/1332837595751_1332837595751_r… |
Grupo de pesquisa no diretório de grupos de pesquisa do CNPq:
|
|
Membros: Carla Cruz D´Elia Cinthia Pereira Cardoso Amadeu Borges Calove Lilian de Melo Fernandes Martinelli Jonas Costa Saldanha josé augusto Rezende catarina rosendo dos santos Dionen Júnia de Oliveira Machado Dutra Fernanda Rios Gonçalves Ingrid Puche |
|
Publicações |
FERREIRA, Marília Mendes. Plágio: concepções e práticas textuais de pós-graduandos. Anais do VI Siget, Natal, RN. 2011. [link] |
|
FERREIRA, Marília Mendes. A perspectiva sócio-cultural e sua contribuição para a aprendizagem de língua estrangeira: em busca do desenvolvimento 2010. [pdf] |
FERREIRA, Marília Mendes. Uma aplicação da abordagem pedagógica Movimento do Abstrato para o Concreto para o ensino de gênero textual. 2009. [pdf] |
FERREIRA, Marília Mendes. Como alunos falantes de inglês como segunda língua significamum curso de redação baseado em gêneros textuais. 2008. [link] |
FERREIRA, Marília Mendes. The effect of a genre-based writing course on ESL students´writing of argumentative texts. In: 4 SIGET (simpósio internacional de gêneros textuais), 2007, Tubarão. Anais do 4 siget, 2007. v. 4. [pdf] |
FERREIRA, Marília Mendes. Theoretical and empirical views of the concept of genre in a writing course. In: 33rd International Systemic Functional Congress, 2007, São Paulo. Proceedings of the 33rd International Systemic Functional Congress, 2006. p. 1021-1051. [pdf] |
FERREIRA, Marília Mendes. Resenha de KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S (Orgs.). Gêneros textuais:reflexões e ensino. União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005. 207p. [pdf] |
FERREIRA, Marília Mendes. A Concept-Based Approach to Writing Instruction: From the Abstract Concept to the Concrete Performance. [link] |
Blog da Prof. Marília |
http://escreveremingles.wordpress.com/ |
Blog dos encontros USP-Escola |
Curso 1- O ensino da escrita em inglês através de gêneros textuais > de 18 a 22 de julho de 2011 |
Curso 2- Promovendo a escrita em inglês por meio de projetos colaborativos e mídia eletrônica > 08 a 13 de janeiro de 2011 |
Conferências importantes |
ISCAR [link] |
ISCAR Brasil [link] |
Symposium on Second Language Writing [link] |
Plagiarism Conference [link] |
Contato |
Sala 29 |
(11) 3091-5051 |
mmferreira@usp.br |