Possui graduação em Letras Inglês-Português, mestrado em Filosofia da Educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1990) e doutorado em Linguagem e Educação (Universidade de São Paulo, 1999). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Manitoba (Canadá, 2007) no Center for Globalization and Cultural Studies. Atualmente é professora Livre Docente da Universidade de São Paulo. Suas pesquisas recentes concentram-se em Linguagem e Educação, Novos Letramentos, Multiletramentos, Crítica e Construção de Sentidos, Pedagogia Crítica, Formação de Professores. É co-autora das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Línguas Estrangeiras (MEC/2006).
Publicações
MONTE MOR, Walkyria. (2005) Língua e diversidade cultural nas Américas multiculturais. [pdf]
MONTE MOR, W., MENEZES DE SOUZA, L. M. T. (2006) Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Línguas Estrangeiras in Brasil. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasilia: MEC/SEB [pdf]
MONTE MOR, W. (2007). Critical literacies in the Brazilian universities and in the elementary/secondary schools: the dialectics between the global and the local. Center for Globalization and Cultural Studies. [link]
MONTE MOR, W. (2007) Investigating critical literacy at the university in Brazil. Menezes de Souza, L.M.T. & Andreotti, V. (eds) Critical Literacy , v. 1. London [link]
MONTE MOR, W.; MORAES, A. C. (2007). Projeto político-pedagógico e metodologias. Salto para o Futuro. Brasília: MEC/TVE [link]
MONTE MOR, W.;. (2007) Língua e diversidade cultural nas Américas multiculturais. (republicado pelo site da UNESCO) Brasilia. [link]
MONTE MOR, W. (2008). Eu e o Outro: Imagens Refletidas. Um Estudo Sobre Identidade e Alteridade na Percepção das Culturas, Interfaces, v. 8. Porto Alegre UFRGS/ABECAN [link]
Contato
Sala 32
(11) 3091-5052
wmm@usp.br