Lucia Wataghin

Nascida em 1954 em São Paulo/SP
Professora de Literatura Italiana
Docente na área de Língua e Literatura Italiana da USP desde 1988

Formação escolar em Gênova (Itália) e Laurea em Lingue e Letterature Straniere Moderne, Universidade de Gênova, em 1979; Mestrado em Literatura Italiana, USP, 1993, com a dissertação”Giuseppe Ungaretti: Razoes de uma poesia e outros ensaios”; Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada,USP,  2000, com a tese “Giuseppe Ungaretti  e os modernistas brasileiros: encontros e desencontros”. Estágio de pós- doutorado, com bolsa Fapesp, na Universidade La Sapienza de Roma, 2007; estágio de pós-doutorado, com bolsa Capes, na Universidade de Gênova, 2009-2010.

Linhas de pesquisa

Literatura italiana contemporânea, diálogos Brasil/Itália, teorias e práticas da tradução.

Pesquisa em desenvolvimento

Imagens de cidade na poesia italiana do seculo XX

Grupo de pesquisa

“A literatura italiana traduzida no sistema literario nacional”, CNPq/MEC/CAPES,  2010, em colaboração com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Publicações recentes

WATAGHIN, Lucia, “La Chimera di Dino Campana e altre chimere”, Revista de Italianística XVI, 2008, pp. 37-43
WATAGHIN, Lucia, “Biografia de referência de Francesco Petrarca. Finalmente uma versão em língua portuguesa”, Revista Portuguesa de História do Livro, n. 21, ano XI (2007), Centro de Estudos de História do Livro e da Edição (CEHLE), Lisboa, 2008, pp. 301-309
WATAGHIN, Lucia, “As várias línguas de uma literatura”, Caderno EntreLivros, n. 6, Panorama da literatura italiana, Duetto Editorial, abril 2008, pp. 6-19
WATAGHIN, Lucia. Prefácio, IN. CAMPANA, Dino, Cantos Órficos. Trad. de Aurora F. Bernardini. Org. e notas de Lucia Wataghin e Aurora F. Bernardini. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
WATAGHIN, Lucia, "Emilio Villa" (em colaboração com Andrea Lombardi) (pp. 217-221) e "Roberto Roversi" (pp. 345-349) in: Valentina Russi, Lucinda Spera, Lucia Strappini, Tempi di versi. Pagine di poesia italiana 1900-2009 annotate per lettori stranieri, Perugia, Guerra, 2010.
WATAGHIN, Lucia, “Profilo di uma traduttrice: Amina di Munno” (entrevista), in “Mosaico”, Inserto della rivista Comunità italiana, R. J., Ed. Comunità, agosto 2010, p. 16-17.
WATAGHIN, Lucia, “Gli anni difficili di Saba”, intervista, in  “Mosaico”, Inserto della rivista Comunità italiana, R. J., Ed. Comunità, ottobre 2010, p. 16-17.

luciwa@terra.com.brluciawataghin@gmail.com