Discurso e Identidade: O Repertório Linguístico dos Italianos no Brasil
Linha de pesquisa: O ITALIANO FALADO E ESCRITO SOB A PERSPECTIVA BRASILEIRA
Ano de início: 2013
Descrição do projeto
O projeto "Discurso e identidade: o repertório linguístico dos italianos no Brasil" tem por finalidade o estudo, a partir da perspectiva discursiva, pragmática, intercultural e sociolinguística, do repértorio linguístico de italianos residentes no Brasil e de seus descendentes, para identificar a maneira como se constroem ethos, traços identitários e relações entre os falantes. O material analisado será constituído por gravações realizadas em diferentes contextos e também por material escrito em italiano (cartas, jornais, diários, entre outros).
Docentes
Giliola Maggio (Responsável); Elisabetta Santoro; Olga Alejandra Mordente; Roberta Ferroni.
Italiano e Português Brasileiro em Contato: Fenômenos Lexicais e Morfossintáticos
Linha de pesquisa: O ITALIANO FALADO E ESCRITO SOB A PERSPECTIVA BRASILEIRA
Ano de início: 2014
Descrição do projeto
O projeto visa à análise de corpora para o estudo, a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas, das manifestações e das variações lexicais e morfossintáticas do italiano e do português brasileiro em contato, tanto na interação entre línguas e culturas, quanto na tradução.
Docentes
Angela Maria Tenorio Zucchi (Responsável); Giliola Maggio; Paola Giustina Baccin.
Língua em Uso: A Perspectiva da Pragmática e da Sociolinguística
Linha de pesquisa: O ITALIANO FALADO E ESCRITO SOB A PERSPECTIVA BRASILEIRA
Ano de início: 2015
Descrição do projeto
No âmbito do projeto, são desenvolvidas pesquisas na perspectiva da Pragmática cross-cultural e interlinguística/intercultural e da Sociolinguística, comparando, por um lado, italiano e português brasileiro e, por outro, as percepções de italianos e brasileiros em relação a atos de fala produzidos em língua italiana. O projeto se propõe a observação e a análise de interações entre falantes e de aspectos interculturais.
Docentes
Elisabetta Santoro (Responsável); Olga Alejandra Mordente; Roberta Ferroni.
Atualizado em 28/02/2019