Apresentação

O Curso de Especialização em Tradução (CETRAD) é oferecido regularmente na Área de Alemão desde 1978. Durante esse longo período de existência, ele passou de modalidade da Graduação (nos anos de 1978 e 1979) para Curso Extracurricular (durante todos os anos 80) e, desde 1993, é oferecido como Especialização – Pós-Graduação lato sensu.

O CETRAD representa, na Área de Alemão, uma opção de formação para os estudantes interessados no exercício profissional da tradução. Nesse sentido, toda a sua estrutura curricular está voltada para o treino da tradução alemão-português, complementado por um núcleo de disciplinas de caráter teórico-metodológico [>link Disciplinas de Tradução].

A fim de possibilitar o ingresso de estudantes que trabalham durante o dia, o CETRAD-alemão é oferecido no período noturno. Os alunos precisam cumprir, em quatro semestres, uma carga horária de 720 hs (360 hs/aula e 360 hs de atividades).

Atuam no CETRAD os Professores George Sperber, Helmut Galle e João Azenha [>link para esses 3 docentes]. Eventualmente, o CETRAD-alemão conta também com a participação de outros professores da Área e de convidados do Brasil e do exterior.

Desde a implantação do CETRAD como pós-graduação lato sensu, as classes de alemão se estabilizaram em torno de 12 alunos, a maioria proveniente de outras áreas do saber, com bons conhecimentos de alemão, e que procuram o curso para nele buscarem uma outra opção de trabalho. O exame de admissão, realizado sempre no semestre anterior à matrícula no curso, compõe-se de uma prova escrita, uma análise de currículo e uma entrevista. Muitos dos alunos egressos têm conseguido boas colocações no mercado editorial de tradução, outros têm podido incrementar sua atuação no trabalho que já exercem, e aqueles interessados em prosseguir seus estudos sobre tradução de uma perspectiva mais teórica, têm optado pelo ingresso no >Mestrado [>link para Cursos - Pós-Graduação].

Para informações mais detalhadas sobre o CETRAD, calendário de inscrições e demais atividades relacionadas à tradução no Departamento de Letras Modernas da USP, visite o site do Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia: www.citrat.fflch.usp.br