Teses e Dissertações

  • 1983 Rosse Marye Bernardi. DaltonTrevisan - a trajetória de um autor que se revê. USP.
  • 1985 Maria-Célia de Morães Leonel. Guimarães Rosa, alquimista: processos de criação do texto. USP.
  • 1989 Sônia Mvan Dijck Lima. Gênese de uma poética da transtextualidade (Apresentação do discurso hermiliano). USP.
  • 1989 Adylla Rocha Rabello. O prototexto das crônicas "Sem me rir, sem chorar": José Américo de Almeida nos bastidores. UFPB.
  • 1990 Cecília Asalles. Uma criação em processo: Ignácio de Loyola Brandão "Não Verás País Nenhum". PUC-SP.
  • 1991 Elizabeth Hazim. Nonada, o infinito: da gênese de "Grande Sertão Veredas". USP.
  • 1991 Maria Neuma Barreto Cavalcante. Bicho Mau: A gênese de um conto. USP.
  • 1992 Lourival Holanda. Baroco e labirinto de entre as letras (Releitura de "Os Sertões" de Euclidesda Cunha). USP.
  • 1992. Carlos Eduardo Mendesde Moraes. A poesia latina de José de Cunha Cardoso na Academia Brasileira dos Esquecidos. UNESP de São José de Rio Preto.
  • 1992 Maria Lúcia de Souza Agra. A construção da estratégia narrativa no prototexto de Meus verdes anos. UFPB.
  • 1993 Magnólia Rejane Andrade dos Santos. Poéticas: rasura e projeto poético na rede do processo de criação. PUC-SP
  • 1993 Dileia Zanotto Manfio. Poesias reunidas de Oswald de Andrade: edição crítica. USP.
  • 1994 Carlos Eduardo Galvão Braga. A gênese do maravilhoso nas novelas de Hermilo Borba Filho. UFPB.
  • 1994 Edson do Prado Pfützenreuter. O desejo material. PUC-SP.
  • 1995 Eduardo Calil. Autoria: (E)feito de relações inconclusas (um estudo de práticas de textualização na escola. UNICAMP.
  • 1995 Vanda Cunha Albieri Nery. Graça Eterno (No universo infinito da criação). PUC-SP.
  • 1995 Marcia Ivana de Lima e Silva. O processo criativo em "Incidente em Antares": uma análise genética. PUC-RG.
  • 1995 Sílvia Ferreira Lima. GALÁXIAS O Processo criativo de Haroldo de Campos. PUC-SP.
  • 1995 Regina Melim Cunha Vieira. A experiência ambiental de Hélio Oiticica. PUC-SP.
  • 1995 Lucilinda Ribeiro Teixeira. Do memorial às memórias do fim ao começo. PUC-SP.
  • 1996 Eliane J. Mattalia. Infância de Graciliano Ramos: gênese textual, trabalho estilístico (esboço de edição). USP .
  • 1996 Marlene Gomes Mendes Edição crítica em uma perspectiva genética de "As três Marias" de Raquel de Queiroz. USP.
  • 1996 Rosana van Langendonck Augusto. Os bastidores de uma obra coreográfica (A sagração da primavera). PUC-SP.
  • 1997 Edson do Prado Pfützenreuter. Material digital: considerações sobre o uso de meios digitais. PUC-SP.
  • 1997 João Antonio de Santana Netto. Duas leituras de Tratado ascético-místico Castelo Perigoso. USP.
  • 1997 Marcos Antonio de Moraes. Diálogo epistolar: Edição da Correspondência Mário de Andrade/Manuel Bandeira. USP.
  • 1997 Marcia Regina da Silva. Processo de criação artística - Um sistema evolutivo, complexo e organizado. PUC-SP.
  • 1998 Nestor Figueiredo Júnior. Pela mão de Gilberto Freyre ao menino de engenho Cartas (apresentação e estudo). UFPB.
  • 1998 Silvia M. Guerra Anastácio. O jogo das imagens no universo da criação de Elizabeth Bishop. PUC-SP.
  • 1998 Ana Claúdia Suriani. As forças caudinas: gênese de um conto de Machado de Assis. UNICAMP.
  • 1998 Cristiane Grando. Amavisse de Hilda Hilst Edição critique et génétique. São Paulo, USP.
  • 1999 Cristiane Myriam Drumond de Brito. Uma escritura em processo: Joaquim Aguiar. PUC-SP.
  • 1999 Christine Nelson de Mello Barbosa. Conexões processuais no vídeo (Estudo sobre a Gênese de Love stories de Lucas Bambozzi). PUC-SP.
  • 1999 Conceição Aparecida Bento. "Un coeur simple": um estudo genético. USP.
  • 2000 Guilherme Ignácio da Silva. Arte do fragmento. Processos de criação em um Cahier de A la Recherche du Temps Perdu de Marcel Proust. USP.
  • 2000 José Eduardo Marco Pessoa . "O inútil de cada um de Mário Peixoto" Um estudo genético. UFMG.
  • 2000. Lucilinda Ribeiro Teixeira. O jogo das transposições: Machado de Assis na obra de Haroldo Maranhão. PUC-SP.
  • 2000 Zeny Duarte. Arranjo e descrição do espólio de Godofredo Filho: Estudo arquivístico e catálogo informatizado. UFBA.
  • 2000 Maria da Luz Pinheiro de Cristo, Memória de um certo relato. USP.
  • 2000 Verônica Galindez. Alucinações, memória e gozo místico: Dimensões dos manuscritos de "Un coeur simple" e de "Hérodias" de Flaubert. USP
  • 2000 Ronaldo C. Henn. Fronteiras sistêmicas do jornalismo. PUC-SP.
  • 2000 Laís Guaraldo. A percepção artística nos cadernos de viagem de Delacroix e Gauguin. PUC-SP.
  • 2000 Francisco Chagas. Caderno de artista: o almoxarifado de Luiz Paulo Baravelli Camêlo. PUC-SP.
  • 2000 Antonio Ferreira de Sousa Filho. Caminhos de poeiras e estrelas: o processo de criação de Roberto Santos em Hora e vez de Augusto Matraga. PUC-SP.
  • 2000 Ivana Franco Peters. Contextura da criação arquitetônica: esboços e projetos. PUC-SP.
  • 2000 Aline M. Grego Lins. O processo de produção telejornalística à luz da crítica genética. PUC-SP.
  • 2000 José Mariano Klautau de Araújo Filho. Para ter onde ir: a transformação da imagem e o movimento da palavra na poesia de Max Martins. PUC-SP.
  • 2000 Martha Lucia Cardoso Rosinha. Processo criativo: Chora L. Works, um diálogo entre Peter Eisenmann e Jacques Derrida. PUC-SP.
  • 2000 Márcia Helena de Melo. A apropriação de um gênero: um olhar para a gênese de Texto no Ensino Médio. UNICAMP.
  • 2001 Cristiane Layher Takeda. Cartas do Teatro de Arte de Moscou (TAM): o cotidiano de uma lenda. USP.
  • 2001 Nélio Tanos Porto. O processo criativa de Koellreutter em "Acronon". PUC-SP.
  • 2001 Teresinha N. Meireles. GHSublime Travessia. USP.
  • 2001 Tatiana Maria Longo dos Santos. Edição genética de VENTO, esboço de um romance de Mário de Andrade. USP.
  • 2001 Roberto Zular. No Limite do País Fértil (Os escritos de Paul Valéry entre 1894 e 1896. USP.
  • 2001 Claudia Amigo Pino. A escritura da ficção e a ficção da escritura Análise de "53 jours", de Georges Perec. USP.
  • 2001 Ricardo Souza de Carvalho. Edição genética d’O seqüestro da Dona Ausente de Mário de Andrade. USP.
  • 2001 Sylvia Ribeiro Fernandes. A criação do artista: análise de comunicações de artistas sobre o processo criativo. PUC-SP.
  • 2001 Fernando A. Pacheco. Heitor Villa-Lobos: o processo de criação dos 5 prelúdios (para violão solo – Rio, 1940). PUC-SP.
  • 2001 João Vicente Cegato Bertomeu. O processo de criação da propaganda impressa. PUC-SP.
  • 2002 Lilian Escorel. Edição libatiana das Memórias de um sargento de Milícias: Um caso de co-autoria na História do livro e da Literatura Brasileira. USP.
  • 2003 Cristiane Grando. A Obscena Senhora Morte: odes mínimas dos processos criativos de Hilda Hilst. USP.
  • 2003 Verônica Galindez Jorge. Como as mil peças de um jogo de escritura nos manuscritos de Flaubert. USP.
  • 2003 Guilherme Ignácio da Silva. Marcel Proust escreve Em Busca do Tempo Perdido – ou Da arte de erguer catedrais de sorvete. USP.
  • 2003 Rosie Mehoudar. Dos textos de juventude a Igitur: a geração do descontínuo em Mallarmé. USP.
  • 2005.Maria da Luz Pinheiro de Cristo.Relatos de uma cicatriz - a construção dos narradores dos romances Relato de um certo Oriente e Dois Irmãos. USP
  • 2005. Cristiana Vieira.Uma história do “fazer” em Proust. Silêncio: homem criando. USP.