PROJETOS DE PESQUISA


Contextos de Ensino e Aprendizagem/Aquisição do Italiano no Brasil

Linha de pesquisa: AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DO ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Ano de início: 2015

Descrição do projeto

O projeto visa à investigação do ensino e da aprendizagem/aquisição do italiano por parte de brasileiros em contextos distintos e na interface com outras disciplinas. Em especial, compreende estudos que focalizam as estratégias de ensino e de aprendizagem, o papel das competências e as diferentes interpretações de competência comunicativa, a avaliação e a produção de material didático, a relação entre língua materna e língua estrangeira e entre aprendizagem espontânea e guiada, a interlíngua e o processo de aprendizagem de aprendizes brasileiros de italiano.
Docentes 
Olga Alejandra Mordente (Responsável); Angela Maria Tenorio Zucchi; Fernanda Landucci Ortale; Maria Cecilia Casini.

 

Formação de Professores de Italiano como Língua Estrangeira e Língua de Herança: Pressupostos Teóricos e Práticas de Ensino-Aprendizagem

Linha de pesquisa: AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DO ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Ano de início: 2015

Descrição do projeto

O projeto tem como objetivo investigar a formação e a prática de professores de italiano como língua estrangeira e língua de herança. A análise dos dados concentra-se nos Problemas de Ensino e nos Problemas de Formação Docente, relacionados às fases que compreendem desde o planejamento até a implementação de cursos de italiano para públicos com diversas especificidades. Tomando como base teórica os princípios da pedagogia Pós-Método, espera-se contribuir para a identificação das características do processo de formação do professor em contexto de língua de herança e em contexto híbrido, presencial e online.
Docentes
Fernanda Landucci Ortale (Responsável); Angela Maria Tenorio Zucchi; Paola Giustina Baccin.

 

Material Didático para o Ensino do Italiano LE para o Público Brasileiro

Linha de pesquisa: AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DO ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Ano de início: 2015

Descrição do projeto

O projeto visa a investigar questões relativas à análise e elaboração de materiais didáticos para o ensino do italiano como língua estrangeira no Brasil, com especial atenção ao uso da tecnologia e à divulgação online. Nesse âmbito estudam-se, também, o desenvolvimento da autonomia discente e os Problemas de Ensino encontrados na utilização desse tipo de material.
Docentes
Paola Giustina Baccin (Responsável); Fernanda Landucci Ortale; Giliola Maggio.

A competência discursiva em Italiano Língua Estrangeira: Ensino/Aprendizagem e Avaliação

Linha de pesquisa: AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DO ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Ano de início: 2017

Descrição do projeto

À luz de diferentes abordagens teórico-metodológicas, o projeto visa a investigar a construção da competência interacional no repertório linguístico de falantes nativos e não nativos em conversações simétricas e assimétricas. Em particular, o projeto abrange estudos que possam contribuir para a análise  da  interlíngua, assim como para a avaliação e o desenvolvimento de material didático especifico para o ensino/aprendizagem da competência discursiva em italiano como língua estrangeira. Além disso, serão realizadas comparações entre falantes brasileiros e italianos. 

Docentes
Roberta Ferroni (responsável); Elisabetta Santoro.

 

 

Atualizado em 28/02/2019