Informações Gerais - PPG Inglês

Informações Gerais

A fim de inscrever-se para a Seleção de Ingresso no Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês o candidato precisa:

  1. ter definido a sua subárea de interesse (Língua, Literatura ou Tradução);
  2. ter verificado qual da subárea escolhida abriram vagas para seleção de novos orientandos (informação disponível no quadro de avisos da Pós Graduação do Departamento de Letras Modernas e no site da Pós Graduação e ter optado por um deles;
  3. ter verificado se o tema que deseja estudar em seu projeto é compatível com a Linha de Pesquisa;
  4. ter preparado versão impressa do Projeto de Pesquisa que pretende desenvolver (há orientação quanto à estrutura do Projeto no site da Pós Graduação);
  5. ter providenciado versão impressa de seu CV Lattes.

As inscrições para a seleção de novos candidatos são abertas anualmente, em agosto. A seleção é composta de três fases:

  1. Exame eliminatório de proficiência em leitura e escrita em língua inglesa, obrigatório. Para o doutorado exige-se também a proficiência em outra língua estrangeira moderna além da inglesa.
    ​​​​​​​O candidato deverá obter nota mínima 7.0 (sete) na prova eliminatória de proficiência em língua inglesa aplicada pelo programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.
    ​​​​​​​Aos candidatos estrangeiros, além da proficiência em língua inglesa, é exigida também a proficiência em língua portuguesa durante o processo seletivo. O exame de proficiência de língua portuguesa será realizado no âmbito da FFLCH, com nota mínima 5,0 (cinco) para aprovação. A apresentação desse certificado deve ocorrer, no máximo, até 365 dias após o início da contagem de prazo do aluno no curso de Mestrado.​​​​​​​

    Resultado da Proficiência em Inglês - 1º Semestre de 2021, Clique aqui
    ​​​​​​​
  2. Entrega do Projeto.
    Enviar o projeto em formato PDF do link http://dlm.fflch.usp.br/form/entrega-de-projetos-ppg-ingles
     
  3. Prova eliminatória dissertativa de conteúdos (em português), relacionada à subárea escolhida pelo candidato: estudos lingüísticos, estudos literários ou tradução a fim de investigar o grau de familiaridade do candidato com conceitos teóricos dentro da especificidade desejada. O nível das questões, nos casos de estudos lingüísticos e de literatura, é compatível com o nível das disciplinas relacionadas oferecidas no curso de graduação. A bibliografia procura contemplar as diferentes perspectivas teóricas dentro de cada campo.
  4. Arguição sobre o projeto de pesquisa com três docentes do Programa que atuam na subárea em questão (Língua Inglesa, Literatura ou Tradução). Sempre que pertinente ou necessário, a arguição poderá ser realizada parcialmente em inglês.

Ver instruções para inscrição clique aqui