Apresentação

Há apenas dois programas de Pós-Graduação em Língua e Literatura Italiana no Brasil, e o da Universidade de São Paulo é um deles. Por esse motivo, a maioria dos docentes de Língua e de Literatura Italiana das outras Universidades brasileiras freqüentaram ou ainda freqüentam cursos de Pós-Graduação na USP ou na UFRJ.

O nosso Programa já formou docentes que atuam na UNICAMP, UFPR, UFRJ, UERJ, UNESP (campi de Assis, São José do Rio Preto e Araraquara), UFBA, UNIOESTE, na própria USP, além de inúmeros professores de língua e literatura italiana que atuam em outras instituições de ensino em todo o Brasil.

O programa nasceu em 1975, fundado pelo Prof. Bizzarri. Em todos esses anos, o Programa atuou formando pesquisadores em nível de mestrado. Em 2009 o programa foi credenciado para a titulação de doutores.