- Instruções do Processo Seletivo de Pós-Graduação para o 2º Semestre de 2023
-
Serão abertas entre 01 e 10 de março de 2023, as inscrições para o Processo Seletivo para o 2º Semestre de 2023, com vagas para Mestrado/Doutorado, junto aos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Letras Modernas. Devido a instabilidade da pandemia, todo processo seletivo, excepcionalmente, será na modalidade à distância. Leiam as instruções abaixo:
As inscrições para o ingresso na pós-graduação acontecem duas vezes ao ano, em março e em agosto. Todas as informações sobre o processo podem ser obtidas no Departamento de Letras Modernas pelo site http://dlm.fflch.usp.br/, ou junto ao Serviço de Pós-Graduação da FFLCH no link http://pos.fflch.usp.br/processo-seletivo-para-ingresso-no-mestrado-ou-doutorado
Os programas de Língua e Literatura Alemã, Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, Língua, Literatura e Cultura Italianas realizam seleção semestralmente, os programas de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês e o Letras Estrangeiras e Tradução (PPG Letra, é a junção dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos Literários e Tradutológicos em Francês, Estudos Judaicos e Árabes, Literatura e Cultura Russa e Estudos da Tradução), abrirão vagas anualmente.As/os candidatas/os que se autodeclararem pretas/os e pardas/os, indígenas e quilombolas poderão optar por participar da Política de Ações Afirmativas. Para tanto, no ato da inscrição, deverão anexar o Formulário de Autodeclaração, previsto apenas nos Editais dos programas de Letras Estrangeiras e Tradução e Língua, Literatura e Cultura Italianas (baixar Formulário de Autodeclaração no final da página).
Sobre a documentação: Antes de iniciar a inscrição tenha disponível todos os arquivos, não poderão ultrapassar 15 MB. Acesse o edital através do menu "Edital" ao final da página para saber qual é a documentação necessária.
- Aos candidatos que não possuem CPF: A informação de que é possível fazer a inscrição do CPF online, inclusive sendo estrangeiro através dos links da Receita Federal, e para ter acesso aos formulários de inscrição, os brasileiros/estrangeiros poderão acessar o link abaixo, o serviço é gratuito:
Link para formulário de inscrição no CPF para brasileiro:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.as
Link para formulário de inscrição no CPF para estrangeiro:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoCpfEstrangeiro/default.asp[Atenção]: os estrangeiros que não consigam gerar o CPF, devem digitar nesse campo 11 vezes o número 9 (99999999999);
Todos os documentos exigidos e elencados no edital deverão ser incluídos digitalmente através de arquivos em formato PDF, não serão aceitos documentos fotografados, e também fora dos critérios abaixo:
O arquivo em formato pdf do diploma deve conter duas páginas (frente e verso) no mesmo arquivo. Em cada página do arquivo deve conter uma face do documento, como no modelo que pode ser visualizado (clique aqui)- Para candidatos ao Mestrado, sem o Diploma de Graduação, aguardando colação de grau: deve preencher o Termo de Compromisso, que deve vir assinado, pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até o último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes(baixar arquivo no final da página).
Todos os campos do formulário de inscrição deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, de acordo ao seu curso escolhido; Antes de finalizar sua inscrição faça uma revisão de todos os campos do formulário a fim de que nenhuma informação ou documento fique faltante; O formulário de inscrição está configurado para não permitir mais de uma inscrição no mesmo programa para o mesmo candidato; Todas as informações solicitadas no formulário de inscrição são importantes e obrigatórias, principalmente o e-mail, pois é através dele que o candidato receberá a confirmação da realização da sua inscrição;
- Para candidatos ao Doutorado, sem o Diploma de Mestrado: Na falta do diploma poderá anexar a ata de defesa, ou Certificado de defesa, ou Termo de Compromisso que deve vir assinado, para aqueles que aguardam a defesa, pelo qual se compromete fazer a defesa até último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes (baixar arquivo no final da página).
- Para candidatos que concluir o Mestrado fora da USP, deverão entregar, junto com a inscrição o modelo de declaração, preenchida pela Universidade de origem (baixar arquivo no final da página).
- Para candidatos com Diploma de Mestre obtidos em Universidades estrangeiras, e que dependem de Reconhecimento do Diploma de Mestrado ou Equivalência de Título de Mestre (deve ser solicitado, pelo menos 6 (seis) meses antes do período de inscrição, para saber mais informações clique aqui).Se a documentação não estiver de acordo com a inscrição será cancelada, e ao final do período o candidato será avisado por e-mail. Por isso, antes de iniciar o processo de inscrição leia atentamente o edital do programa de interesse e faça a inscrição nos formulários no final da página.
Procure fazer a inscrição apenas 1 (uma) vez, não deixe de preencher campos importantes para não dar erro, porque todos recebem uma cópia da inscrição como confirmação.
Não deixe sua inscrição para o último momento, pois o sistema poderá sofrer instabilidade devido ao grande número de acessos. As inscrições NÃO SERÃO RECEBIDAS FORA DO PRAZO e NEM PRORROGADAS, em nenhuma hipótese. O prazo de inscrição terminará impreterivelmente dia 10/08/2022. Se tiver problemas, tente sempre mais de um navegador para efetuar sua inscrição.
- Se o campo de e-mail for digitado incorretamente o candidato não receberá a confirmação, o que poderá lhe causar prejuízo durante o processo seletivo;
- Após a leitura atenta do edital correspondente ao programa de interesse e após feita a digitalização em formato PDF da documentação exigida clique no botão "Inscreva-se" abaixo para efetuar a sua inscrição;
- As informações aqui fornecidas são de total responsabilidade do candidato, estando o mesmo ciente de que a falta de algum documento ou a inveracidade de alguma informação acarretará no indeferimento de sua inscrição, estando assim impossibilitado de dar prosseguimento no processo de seleção;
- Gere o boleto de inscrição através do link "Boleto de Inscrição". Após feito o pagamento, gere um arquivo em formato PDF do comprovante. Você precisará dele para fazer sua inscrição;
- Sobre Isenção da Taxa de inscrição: Os pedidos devem ser inseridos no formulário de inscrição, no lugar do comprovante da taxa pagamento. (Leia aqui).
- Editais: 2º Semestre de 2023: Clique no nome do programa desejado para visualizar
-
Os Editais serão publicados no início de fevereiro
- Letras Estrangeiras e Tradução
- Língua e Literatura Alemã
- Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana
- Língua, Literatura e Cultura Italianas- Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (Inscrições abertas só em agosto de 2023)
- Formulário de Inscrição - Clique no nome do programa
-
Clique no nome do programa desejado para visualizar o formulário de inscrição, e fazer a inscrição:
(Os formulários de inscrição serão abertos apenas no período de inscrição, e o candidato receberá a cópia da inscrição, no seu e-mail, como confirmação, no final da sua inscrição).- Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
- Língua e Literatura Alemã
- Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana
- Língua, Literatura e Cultura Italianas
Editais do 1º Semestre de 2023 (Editais anteriores)
Clique no nome do programa desejado para visualizar o Edital de Vagas:
- Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
- Língua e Literatura Alemã
- Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana
- Língua, Literatura e Cultura Italianas
- Letras Estrangeiras e Tradução (Inscrições abertas só em março de 2023)
Editais do 2º Semestre de 2022 (Editais anteriores)
Clique no nome do programa desejado para visualizar o Edital de Vagas:
- Letras Estrangeiras e Tradução
- Língua e Literatura Alemã
- Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana
- Língua, Literatura e Cultura Italianas
Editais do 1º Semestre de 2022 (Editais anteriores)
Clique no nome do programa desejado para visualizar o Edital de Vagas:
- Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
- Língua e Literatura Alemã
- Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana
- Língua, Literatura e Cultura Italianas
Editais do 2º Semestre de 2021(Editais anteriores)
Clique no nome do programa desejado para visualizar o Edital de Vagas:
- Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (Abrirão vagas só em agosto de 2021)
- Letras Estrangeiras e Tradução
(PPG LETRA, é a fusão dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos Literários e Tradutológicos em Francês, Estudos Judaicos e Árabes, Literatura e Cultura Russa e Estudos da Tradução)
- Língua e Literatura Alemã
- Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana
- Língua, Literatura e Cultura Italianas