Marília Mendes Ferreira

Imagem
Representante da Seção Brasileira do ISCAR (International Society for Cultural Activity Research) 2011-2014

 

Possui graduação em licenciatura port-inglês e literaturas pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada - The Penn State University (2005). Seus interesses de pesquisa envolvem aspectos do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras sob a ótica sócio-histórico cultural e da teoria da atividade de segunda e terceira gerações. Mais especificamente, o grupo de pesquisa que coordena - A perspectiva sócio-histórico cultural e da atividade e o ensino-aprendizagem de língua estrangeira -  investiga o desenvolvimento cognitivo  que pode ser proporcionado pela aprendizagem de uma língua estrangeira (em contextos de ensino desenvolvimental (Davydov,1988; Hedegaard, 2002) ou não) e o ensino-aprendizagem da escrita em língua estrangeira  em diversos contextos institucionais, em especial da pós-graduação-  orientados pelas correntes teóricas acima.

 

GRUPO DE PESQUISA: A PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICO CULTURAL E DA ATIVIDADE E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Coordenadora: Profa. Dra. Marília Mendes Ferreira mmferreira@usp.br

Descrição: O grupo de pesquisa A Perspectiva Sócio-Histórico Cultural e da Atividade e o Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira investiga o desenvolvimento cognitivo que pode ser proporcionado pela aprendizagem de uma língua estrangeira (em contextos de ensino desenvolvimental (Davydov,1988; Hedegaard, 2002) ou não) e o ensino-aprendizagem da escrita em língua estrangeira em diversos contextos institucionais, em especial da pós-graduação- orientados pelas correntes teóricas acima. O grupo se reúne mensalmente para discussão de textos teóricos e dados de pesquisa.

fonte: http://p3.img.cctvpic.com/20120327/images/1332837595751_1332837595751_r…

Grupo de pesquisa no diretório de grupos de pesquisa do CNPq:
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0067801JTMW3DO

 

Membros:
 

Carla Cruz D´Elia 

Cinthia Pereira Cardoso 

Amadeu Borges Calove 

Lilian de Melo Fernandes Martinelli 

Jonas Costa Saldanha 

josé augusto Rezende 

catarina rosendo dos santos 

Dionen Júnia de Oliveira Machado Dutra 

Fernanda Rios Gonçalves

Ingrid Puche

 

carladelia@usp.br

cinthia.cardoso@usp.br

amadeuborges80@hotmail.com

lilian_mfer@yahoo.com.br

jonas.saldanha@usp.br

augrez@ig.com.br

catarina.santos@usp.br

juniamachado.sp@gmail.com

rios.fernanda85@gmail.com

ingrid.puche@gmail.com

Publicações

FERREIRA, Marília Mendes. Plágio: concepções e práticas textuais de pós-graduandos. Anais do VI Siget, Natal, RN. 2011. [link]
 
FERREIRA, Marília Mendes. A perspectiva sócio-cultural e sua contribuição para a aprendizagem de língua estrangeira: em busca do desenvolvimento 2010. [pdf]
 
FERREIRA, Marília Mendes. Uma aplicação da abordagem pedagógica Movimento do Abstrato para o Concreto para o ensino de gênero textual. 2009. [pdf]
 
FERREIRA, Marília Mendes. Como alunos falantes de inglês como segunda língua significamum curso de redação baseado em gêneros textuais. 2008. [link]
 
FERREIRA, Marília Mendes. The effect of a genre-based writing course on ESL students´writing of argumentative texts. In: 4 SIGET (simpósio internacional de gêneros textuais), 2007, Tubarão. Anais do 4 siget, 2007. v. 4. [pdf]
 
FERREIRA, Marília Mendes. Theoretical and empirical views of the concept of genre in a writing course. In: 33rd International Systemic Functional Congress, 2007, São Paulo. Proceedings of the 33rd International Systemic Functional Congress, 2006. p. 1021-1051. [pdf]
 
FERREIRA, Marília Mendes. Resenha de KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S (Orgs.). Gêneros textuais:reflexões e ensino. União da Vitória, PR: Kaygangue, 2005. 207p. [pdf]
 
FERREIRA, Marília Mendes.  A Concept-Based Approach to Writing Instruction: From the Abstract Concept to the Concrete Performance. [link]
 

Blog da Prof. Marília

http://escreveremingles.wordpress.com/
 

Blog dos encontros USP-Escola

 
Curso 1- O ensino da escrita em inglês através de gêneros textuais > de 18 a 22 de julho de 2011
Curso 2- Promovendo a escrita em inglês por meio de projetos colaborativos e mídia eletrônica > 08 a 13 de janeiro de 2011
 

Conferências importantes

ISCAR [link]
ISCAR Brasil [link]
Symposium on Second Language Writing [link]
Plagiarism Conference [link]
 

Contato

Sala 29
(11) 3091-5051
mmferreira@usp.br
 
Imagem