Daniel Mello Ferraz

Número do Gabinete
Telefone do Gabinete
danielfe@usp.br

​​Daniel Ferraz é Pós-Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre estudos de gênero, sexualidade e educação linguística. É Doutor em Letras-Inglês pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre novos letramentos, novas tecnologias e educação crítica de língua inglesa e Mestre em Letras-Inglês pela mesma instituição, com pesquisa na área de letramento visual. Foi pesquisador, com bolsa sanduíche CAPES, na University of Manitoba, Canadá. É docente no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo e docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (PPGELLI) da FFLCH-USP. Coordena o GEELLE (Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras – USP).

Algumas publicações

FERRAZ, D. M. English (mis)education as an alternative to challenge English hegemony: a geopolitical debate In: Glocal languages and Intercultural Awareness: The South answers back.1 ed.New York and London : Routledge, 2019.

FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J. Bate-Papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.

FERRAZ, D. M.; MIZAN, S. Visual culture through the looking glass: vision and re-vision of representation through genealogy and cultural translation. Trabalhos em Linguística Aplicada, UNICAMP, 2019, forthcoming.

DUBOC, A. P.; FERRAZ, D. M. Reading Ourselves: Placing Critical Literacies in Contemporary Language Education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.18, p.227 - 254, 2018.

FERRAZ, D. M.; KAWACHI-FURLAN, C. J. Educação linguística em línguas estrangeiras. Campinas-SP: Pontes Editores, 2018.

FERRAZ, D. M. Multiletramentos: Epistemologias, ontologias ou pedagogias? Ou tudo isso ao mesmo tempo?. In Multimodalidade e ensino: múltiplas perspectivas. ClariceLage Gualberto, Sônia Maria de Oliveira Pimenta, ZáiraBomfante dos Santos - organizadoras. São Paulo:Pimenta Cultural, 2018.

FERRAZ, D.M. Should gender and sexuality be studied in language education? Revista Trama, 2016.

FERRAZ, D.M. Visibilidade LGBTQIA+ e educação linguística: por entre os discursos de ódio, aceitação e respeito. Revista X, 2019.