Lenita Maria Rimoli Pisetta

Telefone do Gabinete
(55) (11) 30915052
lenitarimolip@usp.br

Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor Livre-Docente da Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa de pós-doutorado entre agosto e dezembro de 2008, junto à University of Massachusetts at Amherst. Realizou uma segunda pesquisa de pós-doutorado entre agosto e dezembro de 2013, junto ao Kings College, de Londres. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: Tradução, Psicanálise, Tradução e Ética, Tradução Literária e Literatura Brasileira Traduzida para o Inglês.

Algumas publicações

ESTEVES, LENITA RIMOLI. Dois projetos de tradução para 'A república dos sonhos', de Nélida Piñon. ILHA DO DESTERRO, v. 72-2, p. 379-397, 2019.

ESTEVES, LENITA RIMOLI. A representação dos poetas modernistas brasileiros em antologias de língua inglesa. FRONTEIRAZ, v. 1, p. 32-52, 2017.

ESTEVES, LENITA MARIA RIMOLI. A presença da literatura brasileira no exterior e a importância do agenciamento: uma análise guiada por conceitos da sociologia de Pierre Bourdieu. O EIXO E A RODA (UFMG), v. 25, p. 9-37, 2016.

ESTEVES, LENITA MARIA RIMOLI. Uma discussão sobre a prática da retradução com base no caso das republicações de obras de Clarice Lispector no exterior. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 55, p. 651-676, 2016.

ESTEVES, LENITA. Atos de tradução, ou quando traduzir é fazer. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 32, p. 695-718, 2016.

Logo do Lattes