Rodrigo Garcia Rosa

Área
Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
Situação Funcional
Ativo
Credenciado para Orientar
Mestrado e Doutorado
Linha de Pesquisa
Língua estrangeira e educação
Número do Gabinete
Sala 14
Telefone do Gabinete
(11) 3091-0202
E-mail
rodrigo.rosa@usp.br

Biografia:

Doutor e mestre em estudos linguísticos e literários em inglês pela Universidade de São Paulo (USP), tendo realizado estágio de pesquisa sanduíche no departamento de linguística teórica e aplicada da Universidade de Cambridge (Capes). É pós-doutor pela Universidade de Cardiff, no País de Gales, com bolsa da CNPq. Possui habilitação dupla em português e linguística pela USP onde tem se dedicado aos estudos gramaticais desde a graduação. Realiza pesquisa à luz da Gramática Cognitiva de Construções e da Linguística de Corpus nos seguintes temas: construções de estrutura argumental (em particular as de movimento causado e resultativas), estruturas fraseológicas da língua inglesa, linguagem formulaica/fraseológica e sua relação com construções esquemáticas, colocações e idiomaticidade em língua inglesa. Tem experiência na área de letras, com ênfase em estudos gramaticais, ensino e aprendizagem de inglês, desenvolvimento de materiais para ensino e formação linguística de professores. É coordenador do grupo de pesquisa COMET - Corpus Multilíngue para Ensino e Tradução (USP/CNPq), atuando nas linhas de pesquisa em ensino e aprendizagem de língua estrangeira e Linguística de Corpus.

Algumas publicações: 

Cappelle, B., Leclercq, B., Pinheiro, D. O. R., Travassos, P. F., Alonso, K. S. B., Junior, R. deLaporte, S., Machado Vieira, M. dos S., Oliveira, D. L. de, Rosa, R. G., & Wiedemer, M.L. (To appear 2025). Construction. In X. Wen & C. Sinha (Eds.), The CambridgeEncyclopedia of Cognitive Linguistics. Cambridge University Press
(PDF) Construction. Available from: 
https://www.researchgate.net/publication/388641876_Construction [accessed Mar 16 2025].

Rosa, R. G. (2023). From Syntax to Phraseology: A Phraseological Approach to Schematic Caused-Motion Constructions in English. Journal of English Studies21, 49–76. https://doi.org/10.18172/jes.5738

Rosa, R. G. (2023). Take the plunge: Using phraseology to enhance learners’ knowledge of grammar. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal14(1), e44041. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2023.1.44041

Rosa, R. G. (2023). The Processing of English caused-motion constructions by EFL learners. ILHA DO DESTERROhttps://ci3.googleusercontent.com/meips/ADKq_NakWKDozwcedJdzx_gp7_WdKp3emjjT94Yv6iHBuQ1Ym9CAoP5l0hfAvrB7q2xfndCw__cGq1gSvUKQ7PwqjtgJaR9kZu4I-cpbeNv0qeRCP68l5XCobg=s0-d-e1-ft#http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/images/curriculo/jcr.gif, v. 76, p. 149-176, 2023.

http://lattes.cnpq.br/5296148090810083