Paula Garcia de Freitas

Área
Língua, Literatura e Cultura Italianas
Situação Funcional
Ativo
Credenciado para Orientar
Mestrado e Doutorado
Linha de Pesquisa
1. AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DO ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Número do Gabinete
11
Telefone do Gabinete
(11) 3091-0201
E-mail
paulagfreitas@usp.br

Biografia:

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), mestre em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2008), Bacharel e Licenciada em Letras - Português e Italiano pela Universidade de São Paulo (2003). É professora de italiano do Curso de Letras da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná, onde lecionou por 14 anos também na Graduação. Atua principalmente nos seguintes temas: metodologia de ensino, língua italiana, ensino de línguas, aprendizagem de línguas e cultura italiana, formação de professores (de línguas), ensino e aprendizagem (de línguas) por tarefas, análise, reflexão e produção de material didático para o ensino de línguas. Coordena projetos de formação de professores de línguas para diferentes contextos, principalmente a Educação Básica e para a vida universitária. Fez estágio de pós doutorado na Vrije Universiteit Brussel (VUB - Bélgica) e na Universidade de São Paulo sobre os efeitos da Abordagem intercultural no ensino de línguas, com financiamento CNPq. É vice-líder do Grupo de Pesquisa NELIB (Núcleo de Estudos em Língua Italiana em Contexto Brasileiro), membro do EALQ (Grupo de pesquisa - Ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem quantitativa) e colabora com a Rede Andifes-IsF. Atualmente preside a Associação Brasileira de Professores de Italiano (Gestão 2024-2026). É também mãe da Helena, que nasceu em 2011, e da Marília, de 2016.

 

Grupos de pesquisa e grupos de estudos:

Grupo de Estudos ARPA - Análise, Reflexão e Produção de Atividades de Ensino: este é o grupo idealizado por mim para reunir pesquisadoras e pesquisadores que queiram compreender e aprimorar as práticas pedagógicas por meio da construção colaborativa de saberes. Inspirado pela metáfora da arpa — instrumento que exige delicadeza, técnica e escuta —, o grupo dedica-se à análise crítica de materiais didáticos, à reflexão sobre metodologias e à produção de atividades alinhadas com os desafios contemporâneos da educação. Atuando de forma interdisciplinar e dialógica, o ARPA busca afinar os fios entre teoria e prática, ensino e aprendizagem, educadores e diferentes contextos de ensino e aprendizagem de línguas.

 

Área de atuação e interesses de pesquisa:

Meu interesse de pesquisa está voltado para uma pedagogia crítica e inovadora de ensino de línguas, com particular atenção para o italiano, sob a perspectiva de direitos linguísticos e justiça social, com uma abertura para metodologias de ensino e pesquisa diversificadas, incluindo a análise quantitativa.

 

Currículo Lattesimage 7